ABAF apoia evento “ACV de A a Z” e faz compensação ambiental com plantio de árvores

De 8 a 10 de maio, Salvador (BA) recebe o “ACV de A a Z” – um programa de sensibilização e treinamento para tomadores de decisão públicos e privados através de eventos de rede no campo da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) no Brasil. Os eventos visam desenvolver capacidades e compartilhar conhecimentos relacionados as abordagens do ciclo de vida para promover a sustentabilidade. A edição de Salvador acontece no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Rua Edístio Pondé, 342, Stiep.

 

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) está apoiando institucionalmente o programa e, além disso, vai fazer a compensação ambiental do evento, através do plantio de 35 mudas de árvores da Mata Atlântica. O plantio, em parceria com Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (SECIS), a empresa Caetá Ambiental e a ABAF, vai ser realizado no próximo dia 11/05, às 8h, no canteiro central da Rua Edístio Pondé (localizado em frente ao Posto Shell, antes da sede da Fieb). O plantio contará com a presença do titular da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação, André Fraga.

 

“O programa de compensação ambiental objetiva compensar as emissões de gases do efeito estufa causadas pelas diferentes atividades do evento da edição de Salvador. O evento ocorrerá no auditório da FIEB com área de aproximadamente 900 m2, duração de 2,5 dias e expectativa de 150 participantes (sendo 100 deles oriundos da própria região metropolitana, 40 deles oriundos do estado da Bahia e 10 deles oriundos de outros estados do Brasil). Assim, o cálculo da pegada de carbono do evento resultou em 4,21 toneladas de CO2 equivalente. Portanto, a compensação das emissões do evento requer o plantio de 30 árvores com média de 0,72 m3 de madeira na parte aérea por árvore”, explica José Adolfo de Almeida Neto, da comissão organizadora.

 

“Faz parte da nossa visão contribuir com ações que tenham a ver com o meio-ambiente, com a sustentabilidade e com a multiplicação de árvores. As ações da ABAF estão muito voltadas para as regiões rurais, o que é muito bom porque descentraliza o desenvolvimento, a geração de emprego etc. Mas, pela segunda vez, temos a oportunidade de contribuir para o reflorestamento gradual, e que esperamos que seja continuado, em Salvador. A preservação faz parte do nosso negócio. As empresas do setor preservam quase 500 mil hectares de matas nativas no interior do estado e essa é uma ótima iniciativa para contribuirmos em Salvador”, declarou o diretor-executivo da ABAF, Wilson Andrade.

 

“A iniciativa de promover a compensação ambiental é muito pertinente e estamos no período chuvoso, que é ideal para plantar. Além disso, o plantio de árvores é sempre uma ação positiva, que contribui para o controle do microclima e para a qualidade de vida dos cidadãos”, explica André Fraga, titular da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação.

 

O financiador do programa é o projeto “Sustainable Recycling Industries”, promovido pelo Swiss State Secretariat for Economic Affairs (SECO) e implementado pelo consórcio Swiss Institute for Materials Science & Technology (Empa), World Resources Forum (WRF) e ecoinvent Association. A execução do programa conta com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE UFRJ), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Fundação Espaço ECO, Consultoria Quantis – Sustainability counts e Consultoria GreenDelta.

 

São nove eventos de sensibilização e capacitação, dois deles foram realizados em 2017 e sete em 2018: Brasília (21-23 de novembro de 2017), São Paulo (27-29 de novembro de 2017), Rio de Janeiro (13-15 de março de 2018), Porto Alegre (23-26 de abril de 2018), Curitiba (19 de abril e 2-4 de maio de 2018), Salvador (8-10 de maio de 2018), Jaguariúna (28-30 de maio de 2018) e Brasília (17 e 20 de junho de 2018). Inscrição para o evento “ACV de A a Z”: https://bit.ly/2v4NCHM.