Eventos realizados

ABAF homenageada no VIII Encontro de Empreendedores do Agronegócio em Vitória/ES

Em 20/10, o Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro) realizou o VIII Encontro de Empreendedores do Agronegócio em Vitória/ES, de forma presencial, seguindo todos os protocolos sanitários exigidos para dar segurança aos participantes. A programação do evento foi composta por palestras sobre o agronegócio e homenagens às empresas e profi­ssionais de destaque, como também às associadas e parceiros do Cedagro a exemplo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) que foi homenageada na modalidade “Honra ao Mérito”. Na ocasião, a ABAF foi representada por Paulo Andrade, coordenador do Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS) da ABAF em parceria com a ADAB.

“É um importante evento que visa promover a integração do setor, bem como discutir as perspectivas e as estratégias para a melhoria da competitividade sustentável do agronegócio capixaba”, informa Gilmar Gusmão Dadalto, Presidente Executivo do Cedagro.

“Prestigiamos o evento do Cedagro que é parceiro da ABAF na realização de eventos e outras iniciativas que venham a contribuir com o crescimento e desenvolvimento do setor florestal brasileiro, seja do ponto de vista econômico, social ou ambiental. Além disso, a divulgação de importantes tópicos para a diversificação e sustentabilidade da atividade agropecuária é um dos principais objetivos da ABAF. A Bahia ainda não produz (e processa) a madeira plantada suficiente para atender a demanda do estado e muito disso se dá pela falta de conhecimento sobre o setor. Trabalhamos, inclusive, para a inclusão dos pequenos e médios produtores e processadores de madeira para uso múltiplo, visando o atendimento da demanda por móveis, peças e partes de madeira na Bahia – hoje atendida, na sua maior parte, por outros estados brasileiros; além de geração de energia”, informa Wilson Andrade.

O evento – As palestras iniciaram às 15h com a apresentação institucional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, em seguida aconteceu o painel “Agronegócio e sustentabilidade” com as palestras “Cenários para o agronegócio: desafios e oportunidades” (com o engenheiro agrônomo e ex-secretário de agricultura do ES, Enio Bergoli) e “Perspectivas para o agro capixaba no contexto da sustentabilidade” (com o engenheiro agrônomo, empresário e consultor rural Geraldo Ferregueti). Em seguida teve espaço para debate e as homenagens às associadas e profi­ssionais de destaque que foram escolhidas pelo público (via internet). Também foram homenageadas as empresas e instituições parceiras do Cedagro como associados e na realização dos eventos, estudos e projetos.