Após meses de planejamento e divulgação junto às maiores empresas, associações e entidades dos setores madeireiro e florestal, a 2ª SIM (Semana Internacional da Madeira) reuniu os grandes players do segmento em Curitiba (PR) junto a um público especializado. Dos dias 19 a 22 deste mês, a capital paranaense se tornou o coração da indústria madeireira nacional, fornecendo aos visitantes sete eventos distintos que contemplaram, em conjunto, toda a cadeia produtiva do setor industrial madeireiro.

Os principais eventos da SIM foram a segunda edição da Lignum Brasil – Feira de Transformação, Beneficiamento, Preservação, Energia, Biomassa e Uso da Madeira e o 3º Expo Madeira & Construção. Em todos os quesitos, as feiras tiveram resultados expressivos, superando a edição 2016, em que 71 expositores e 5.100 visitantes estiveram presentes, propiciando negócios avaliados em R$ 53 milhões. Nesta edição, as duas feiras, realizadas paralelamente no Expo Renault Barigui de 20 a 22 de setembro, reuniram 86 expositores e 6.188 visitantes altamente qualificados, gerando mais de R$ 98,2 milhões em vendas e prospecções.

Além das feiras, a programação da 2ª SIM também trouxe cinco eventos técnicos de alto nível de especialização. Dois deles, o 2º WoodTrade Brazil e o 2º Encontro Brasileiro de Energia da Madeira, fortaleceram conceitos já trabalhados na edição anterior, ao mesmo tempo em que trouxeram novos temas e discussões atualizadas para os 435 conferencistas presentes.

Para completar a Semana, foram realizadas duas novas conferências, que também contaram com expressiva participação do público especializado: a ProWood, que abordou as tecnologias para transformação e beneficiamento de madeira, e a WoodProtection, que teve como foco as mais atuais soluções para proteção de madeira. Fechando a SIM, a APRE (Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal) organizou o 4º Simpósio Madeira & Construção. Ainda, a Semana contou com reuniões internas das principais Associações e entidades do país.

Nesses quatro dias de eventos, os participantes da SIM tiveram a oportunidade de acompanhar a todos aqueles que acreditam no setor florestal e madeireiro, e que buscam crescer em qualidade, tecnologia, relacionamento e rentabilidade de seus negócios. “Acreditamos que os números alcançados comprovam o sucesso desta segunda edição. Temos convicção de que cumprimos a nossa missão de promover o Poder da Madeira”, afirma Jorge Malinovski, diretor geral da Malinovski, empresa organizadora da Semana Internacional da Madeira.

Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento e consolidação do setor industrial madeireiro, os eventos contaram com o apoio das associações e instituições mais representativas do setor industrial madeireiro e florestal, a exemplo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF). “O Brasil madeireiro esteve lá. Além dos importantes eventos, tivemos encontros que estreitaram ainda mais o diálogo entre os atores do setor. No dia 20/09, pela manhã, tivemos a reunião com os representantes das estaduais florestais e a Ibá. No período da tarde, tivemos outra com a Câmara de Florestas do MAPA e ainda uma inédita reunião com os representantes da comunicação dessas estaduais. A visita à Embrapa foi outro ponto forte”, aposta Andrade.

Fonte: Celulose on line

Mais informações: http://www.apreflorestas.com.br/noticias/

Veja vídeos em: https://www.youtube.com/watch?v=s52uFRBy5KA