A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) participou da 17ª reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa) realizada na tarde de 12/02, na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). Na pauta, a apresentação e apreciação dos projetos “Horta Viva Salvador”, e investimentos para expansão do Programa Arboretum, no Sul da Bahia. A reunião foi presidida pelo secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira.

O conselho aprovou recursos na ordem de R$ 112 mil para aquisição de um trator agrícola para manutenção e implantação de plantios; e compra de tubetes e bandejas para ampliação da produção de mudas do Arboretum. Com este investimento, o programa viabilizará a adesão das comunidades Pé do Monte, Assentamento Paulo Freire, PDS Pau Brasil e Ribeirão, para atividade de produção de mudas. Neste contexto, o programa envolve atualmente as comunidades Assentamento Pedra Bonita, em Itamaraju; Aldeia Boca da Mata, em Porto Seguro; e a Associação de Rancho Alegre, em Caravelas; além do viveiro da sede do Arboretum, em Teixeira de Freitas. Aproximadamente, 50 famílias se dedicam a essa produção.

A superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Sema, Clarissa Amaral, explicou ainda que parte do recurso será destinado à compra de um trator, o que minimizará os custos para produção de sementes. “O programa tem avançado em plantios para formação de pomares de sementes. Entretanto, como ainda não dispõem de um trator, eles tem alugado este tipo de equipamento, o que onera e inviabiliza a atividade. Com este veículo, o Arboretum terá condição de ampliar e fortalecer suas ações”, afirmou Clarissa.

O conselho aprovou ainda recursos na ordem de R$ 154 mil para implantação do projeto Horta Viva, que fomentará a formação de quintais agroflorestais e hortas comunitárias no entorno das Unidades de Conservação (Ucs) Lagoa do Abaeté e Parque Metropolitano de Pituaçu. “Este projeto, proposto pela Secretaria do Meio Ambiente, trará perspectivas de segurança alimentar para as comunidades que vivem no entorno das UCs, além da conservação da biodiversidade local. Teremos ainda ações de arborização de ruas e avenidas nas duas áreas”, explicou Durval Libânio, técnico da Sema.

“São ações como essas que promovem a preservação da biodiversidade e mitigação dos impactos das mudanças climáticas, com inclusão social e produtiva”, afirmou o secretário João Carlos. 

Fundo Estadual – O Ferfa, vinculado à Sema, foi criado pela Lei nº 10431/2006 e tem como objetivo oferecer suporte financeiro à Política Estadual do Meio Ambiente. Administrado por um Conselho Deliberativo, o Fundo conta com a seguinte composição: representantes da Sema, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram), da ABAF e dos órgãos municipais de Meio Ambiente.