ABAF recebe de missão boliviana que pretende estabelecer parcerias comerciais

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) participa em 23/11, às 17h, da reunião da Missão Empresarial Boliviana que acontece no auditório da Associação Comercial da Bahia (ACB), no Comércio (Salvador/BA). O encontro será presidido pelo presidente da ACB, Adary Oliveira e, na ocasião, o vice-presidente da ACB, Carlos Cohin, vai apresentar o setor de frutas do Vale do São Francisco.

Outro setor que será apresentado para o grupo será o de base florestal. Para isso, foi convidado o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade. “O segmento, na Bahia, já recebe investimentos estrangeiros, especialmente na área de papel e celulose. E é um setor de alta produtividade. Para se ter uma ideia, o segmento se coloca mais uma vez em primeiro lugar no montante das exportações da Bahia. De acordo com dados disponibilizados pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), a Bahia exportou U$S 6.8 bilhões em 2016. O florestal teve participação de 18%, com U$S 1,2 bilhão. Na sequência, outros segmentos importantes como o de Química e Petroquímica, com 13% (U$S 880 milhões); o setor de Cobre e outros Metais com 12% (U$S 816 milhões) e o de Produtos do Agronegócio com 11,4% (U$S 780 milhões)”, informa Andrade.

O grupo de lideranças e empresariado da Bolívia está em Salvador de 20 a 24/11 com uma agenda definida pela Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Yacuiba (Ccisty).  A comitiva é formada pelo governador Adrián Oliva; pelo vice-presidente da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Yacuiba (Ccisty), Víctor Retamozo; e por uma dezena de empresários de Yacuiba – cidade do sul da Bolívia, capital da província de Gran Chaco, departamento de Tarija. Está localizada a 3 km da fronteira com a Argentina e, por estar em uma região fronteiriça, o ponto forte de sua economia é o comércio.

O governador informou que a visita a Bahia faz parte de um esforço para integrar e desenvolver um pólo petroquímico na cidade de Yacuiba. O vice presidente de Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Yacuiba, Víctor Retamozo, disse que o objetivo é também conhecer a experiência dos empresários de vinho do país. O grupo visitou o Complexo Petroquímico de Camaçari com a perspectiva de fechar parcerias e convênios para futuros investimentos no local. Além da palestra de Wilson Andrade, estão previstas visitas às vinícolas do Vale do São Francisco e ao Centro Universitário Senai.