Em 20/10, o Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro) irá realizar o VIII Encontro de Empreendedores do Agronegócio em Vitória/ES, de forma presencial, seguindo todos os protocolos sanitários exigidos para dar segurança aos participantes. Com a previsão de início às 14h e término às 18h30, a programação do evento será composta por palestras sobre o agronegócio e homenagens às empresas e profi­ssionais de destaque, como também às associadas e parceiros do Cedagro a exemplo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) que será homenageada na modalidade “Honra ao Mérito”.

“É um importante evento que visa promover a integração do setor, bem como discutir as perspectivas e as estratégias para a melhoria da competitividade sustentável do agronegócio capixaba”, informa Gilmar Gusmão Dadalto, Presidente Executivo do Cedagro.

“Estamos prestigiando o evento do Cedagro que é parceiro da ABAF na realização de eventos e outras iniciativas que venham a contribuir com o crescimento e desenvolvimento do setor florestal brasileiro, seja do ponto de vista econômico, social ou ambiental. Além disso, a divulgação de importantes tópicos para a diversificação e sustentabilidade da atividade agropecuária é um dos principais objetivos da ABAF. A Bahia ainda não produz (e processa) a madeira plantada suficiente para atender a demanda do estado e muito disso se dá pela falta de conhecimento sobre o setor. Trabalhamos, inclusive, para a inclusão dos pequenos e médios produtores e processadores de madeira para uso múltiplo, visando o atendimento da demanda por móveis, peças e partes de madeira na Bahia – hoje atendida, na sua maior parte, por outros estados brasileiros; além de geração de energia”, informa Wilson Andrade.

O evento – As palestras iniciam às 15h com a apresentação institucional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, em seguida acontece o painel “Agronegócio e sustentabilidade” com as palestras “Cenários para o agronegócio: desafios e oportunidades” (com o engenheiro agrônomo e ex-secretário de agricultura do ES, Enio Bergoli) e “Perspectivas para o agro capixaba no contexto da sustentabilidade” (com o engenheiro agrônomo, empresário e consultor rural Geraldo Ferregueti). Em seguida terá o espaço para debate e as homenagens às associadas e profi­ssionais de destaque que foram escolhidas pelo público (via internet). Também serão homenageadas as empresas e instituições parceiras do Cedagro como associados e na realização dos eventos, estudos e projetos. Para mais informações: (27) 3324-5986 e (27) 99830-9621.

A ABAF representa as empresas de base florestal do estado, assim como os seus fornecedores. Essa pluralidade dá à associação a possibilidade de planejar e agir com respaldo nos mais variados âmbitos e em horizontes largos. Por isso, a ABAF fomenta a pesquisa, investe na coleta e tabulação de dados, a exemplo do relatório Bahia Florestal. A indústria de base florestal usa a madeira como matéria-prima, com destaque para a produção de celulose, celulose solúvel, papel, ferro liga, madeira tratada, carvão vegetal e lenha para o processamento de grãos. A madeira utilizada é plantada e é considerada uma matéria-prima renovável, reciclável e amigável ao meio ambiente, à biodiversidade e à vida humana. Atualmente tem como associados: Aspex, Assosil, Bracell, Caravelas Florestal, ERB, Ferbasa, Floryl, JSL, Komatsu, Ponsse, Proden, Sineflor, Solid, Suzano, Veracel e 2Tree.