As associações dos produtores baianos – Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) – lançaram o Guia sobre a Educação Ambiental. A publicação foi criada para ser utilizada nas ações socioeducativas das entidades, a exemplo das palestras do programa de recuperação de nascentes. Com ilustrações que reforçam a integração entre o homem e o meio ambiente, a publicação tem o objetivo de ampliar o debate da Educação Ambiental, de forma integrada e interdisciplinar nos diferentes meios da sociedade, fundamentado na sustentabilidade e no uso equitativo dos recursos naturais.

Para a diretora de meio ambiente da Aiba, Alessandra Chaves, que trabalhou na organização do material, o Guia traz uma base técnica sólida, mas com uma linguagem simples e acessível, com conteúdo voltado para as noções da Política Nacional de Educação Ambiental, e de ações práticas de conservação promovidas pelos agricultores baianos no Oeste da Bahia. “Além das ações de sensibilização da Aiba e Abapa, a publicação poderá ser utilizada como suporte sobre o assunto em sala de aula, palestras e cursos com a comunidade, ou, até mesmo, em comitês ou colegiados mais específicos sobre o meio ambiente”, reforça.

O Guia aborda ainda ações práticas que vêm sendo desenvolvidas nas unidades de conservação do Oeste da Bahia, a exemplo da Área de Proteção Ambiental (APA) de Uso Sustentável, que abrange os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, cuja mobilização de criação do conselho gestor contou com o apoio dos agricultores baianos, por meio da Aiba e Abapa. Nestas áreas, o Guia de Educação Ambiental demonstrou que vêm sendo empreendidas ações de gerenciamento de resíduos sólidos com a coleta seletiva nas propriedades rurais, projeto de compostagem e hortas nas escolas e projeto de entrega voluntária de pilhas e baterias.

Para o produtor rural e conselheiro da Abapa, Júlio Cézar Busato, um dos idealizadores do projeto de recuperação de nascentes das entidades, a integração entre a produção agrícola e o meio ambiente é fundamental, e vem acontecendo, na região Oeste da Bahia, de forma sustentável, com o cumprimento da legislação ambiental e adoção de práticas conservacionistas nas propriedades rurais. “Temos um trabalho consistente na última década de orientação ao setor agrícola por meio do Centro de Apoio à Regularização Ambiental, e hoje, os produtores rurais baianos são considerados aqueles que mais preservam, dentro das suas áreas, a vegetação nativa, segundo mapeamento da Embrapa”, reforça.

O Guia de Educação Ambiental está disponível para download nas áreas de publicação dos sites da Aiba (www.aiba.org.br) e da Abapa (www.abapa.com.br).