Associação florestal paranaense lança estudo que destaca principais dados do setor no Estado

A Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) acaba de lançar a nova edição do Estudo Setorial Apre. O documento reúne os principais dados do setor de árvores plantadas no Paraná, destaca a importância desse segmento para a economia do Estado, além das contribuições sociais e ambientais. O evento de lançamento foi on-line, transmitido pelo YouTube da Apre, no link. O documento está disponível para download no site apreflorestas.com.br.

Além da publicação, a Apre realizou, em paralelo, o Mapeamento Florestal do Paraná, com o objetivo de levantar dados para embasar o estudo. Segundo o documento, o Estado apresenta pouco mais de um milhão de hectares de área plantada, sendo 692 mil com pinus (68%), 256 mil com eucalipto (25%) e 61 mil entre corte raso e plantios jovens (6%).

Do total da área plantada no Estado, 46% estão sob gestão das empresas associadas à Apre – mais de 466 mil hectares. Dentre os plantios de pinus, as associadas detêm 46% da área plantada, com mais de 322 mil hectares, enquanto para eucalipto este número chega a 51%, quase 131 mil hectares. Vale destacar, ainda, que as empresas que fazem parte da Associação abrangem diversos segmentos do setor florestal paranaense. Na produção de celulose e papel, destacam-se como detentoras da maior área florestal plantada, correspondendo a 45,4%, com 211.792,06 hectares, divididos entre pinus e eucalipto. No ano passado, a área colhida pelos associados da Apre girou em torno de 40 mil hectares, e a previsão de plantio para o ano de 2021 é de aproximadamente 52 mil hectares em áreas já disponíveis, além de outros 17 mil hectares para a expansão das áreas florestais.