Bahia Specialty Cellulose e Lwarcel Celulose passam a operar com a marca Bracell

O Grupo Bracell, que faz parte da RGE, sediada em Cingapura, anunciou que irá renomear suas operações em todo o Brasil sob a recém-renovada marca Bracell. Com início imediato, a Bahia Specialty Cellulose (BSC) em Camaçari, na Bahia, e a Lwarcel Celulose em Lençóis Paulista, São Paulo, operarão sob a marca unificada Bracell. A empresa anunciou o rebranding logo após ter iniciado o “Projeto Star”, um grande plano de expansão de sua fábrica de celulose no Estado de São Paulo.

“Nós já operamos uma das mais respeitadas produtoras de celulose especial do setor, a Bahia Specialty Cellulose, que está aqui no Brasil há mais de 15 anos”, disse Per Lindblom, vice-presidente executivo do Grupo Bracell. “Nossa aquisição da Lwarcel Celulose em agosto de 2018 agora nos fornece uma plataforma para nos tornarmos uma das operações de celulose especial mais dinâmica e de mais rápido crescimento, não apenas no Brasil, mas no mundo”.

“Estamos mudando a cara da indústria de celulose”, disse Marcelo Leite, diretor da operação da empresa na Bahia desde 2016. “As operações da Bracell na Bahia e em São Paulo estão no coração da cadeia de celulose, produzindo matérias-primas de alta qualidade, que são os principais ingredientes usados para criar uma gama de itens que usamos todos os dias, em todo o mundo. Os materiais da Bracell são usados em uma ampla variedade de produtos, desde têxteis, lenços umedecidos, armações de óculos até sorvetes e produtos farmacêuticos, além de produtos industriais, como cabos de pneus de alto desempenho”.

O recém-renovado logotipo da marca Bracell reflete o compromisso da empresa com a indústria e o Brasil. O antigo “b” minúsculo tornou-se um “B” maiúsculo para simbolizar a ambição da Bracell de se tornar o maior produtor de celulose solúvel do mundo. A letra “B” também representa o orgulho da empresa em operar no Brasil e seu foco na produção de celulose de valor agregado que pretende se tornar sinônimo de “Celulose brasileira”.

“Projeto Star”

A fábrica de celulose da Bracell em Lençóis Paulista (anteriormente Lwarcel) também lançou oficialmente o ‘Projeto Star’, um ambicioso esforço de expansão para aumentar sua capacidade de produção atual de 250 mil toneladas/ano para mais 1,250 milhão de toneladas/ano, de forma a atingir 1,5 milhão de toneladas por ano. O trabalho de expansão já começou e deve ser concluído até o final de 2021. No momento de sua conclusão, o Projeto Star deverá representar o maior investimento privado no Estado de São Paulo nos últimos 20 anos.

Quando o Projeto Star for concluído em 2021, a Bracell terá capacidade de produção anual de 2,0 milhões de toneladas de celulose solúvel por ano e empregará 7,3 mil funcionários diretos e indiretos.

“Hoje é um dia histórico para todos nós da Bracell”, acrescentou Pedro Stefanini, diretor de operações da Bracell São Paulo. “Somos motivados pela ambição de nos tornarmos a maior fábrica de celulose solúvel no mundo e que opera nos mais altos padrões de responsabilidade social e ambiental. Criaremos empregos e oportunidades de carreira para milhares de pessoas no Brasil à medida que crescermos e também estabeleceremos os padrões mundiais para o uso sustentável de recursos renováveis”.

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras mundiais de celulose solúvel e celulose especial no mundo, com duas operações principais no Brasil em Camaçari, na Bahia, e em Lençóis Paulista, em São Paulo. Quando a expansão em São Paulo, conhecida como Projeto Star, foi concluída em 2021, a Bracell terá capacidade de produção anual de aproximadamente 2,0 milhões de toneladas de celulose solúvel e empregará aproximadamente 7.300 funcionários diretos e indiretos. Além de suas operações na fábrica no Brasil, a Bracell possui um escritório de administração em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.