O combate aos incêndios florestais no Litoral Norte e Agreste Baiano, região de atuação da Bracell, teve um resultado positivo em 2020. A extensão de áreas de matas consumidas pelas chamas é a menor desde 2011, totalizando 37 hectares. A redução foi possível graças ao trabalho da equipe de brigadistas, ao aparato tecnológico e ao envolvimento das comunidades, que são capacitadas pela Bracell para identificar e combater princípios de incêndio.

Apesar da redução de hectares queimados, o número de ocorrências de fogo não seguiu o mesmo parâmetro, o que redobra a atenção na região. “Tivemos atendimento a 336 pontos de calor (focos de incêndio) ameaçando áreas florestais”, mas a atuação conjunta dos brigadistas e moradores permitiu reduzir o tempo de resposta às ocorrências, amenizando os impactos à flora e à fauna”, observa Wellington de Souza Santos, supervisor da brigada de incêndios florestais da Bracell.

Segundo ele, a organização conta com equipes de brigadistas preparadas para o combate às chamas, atuando em cidades como Alagoinhas, Camaçari, Esplanada, Conde, Entre Rios, Itanagra e Inhambupe. Os profissionais estão a postos em seis setores diferentes, definidos com base na localização geográfica dos municípios. Essa atuação contribuiu para uma redução de hectares queimados em um ano marcado por incêndios florestais com consequências dramáticas ao meio ambiente na Bahia, principalmente na região de Barra, que teve mais de 1.500 hectares de área florestal incendiados, e no Brasil, com incidência de incêndios nas regiões amazônica e pantaneira.

Para se ter uma ideia, de 2011 a 2019, os incêndios destruíram 3.504,35 hectares de florestas plantadas e nativas nas áreas da empresa. Neste período, o pior cenário foi em 2012, com a queima de 708,73 hectares de vegetação. A menor área destruída, nos últimos nove anos, compreendeu 70,31 hectares, em 2014.

“O ano de 2020 foi atípico por conta da pandemia de Covid-19 e dos alertas de incêndios. Tivemos que nos reinventar e traçar estratégias para dar continuidade às ações de prevenção e de interação com a comunidade e intensificamos a ajuda humanitária sem deixar de conscientizar as pessoas quanto à prevenção dos incêndios florestais”, explica Wellington.

Isso fez com que 64% dos alertas de ocorrências de incêndio viessem das comunidades. “O sentimento da equipe, nesse exato momento, é de felicidade porque isso é reflexo de um trabalho árduo diuturno”, completa ele, informando que as ações contra as chamas serão mantidas ao longo de 2021.

 Amigos da Floresta

Valdinei Ressurreição, coordenador de Segurança Patrimonial da Bracell, informa que – para contribuir com a redução dos focos e, consecutivamente, com os incêndios – a Bracell vem desenvolvendo ações, por meio da Campanha Amigos da Floresta, nas comunidades vizinhas às áreas florestais, sensibilizando produtores rurais, representantes de associações e operadores das prestadoras de serviço de silvicultura. Esses últimos, inclusive, são treinados para replicar essas orientações e para prestar o primeiro combate nos casos de incêndio.

A ideia é compartilhar informações com os moradores e produtores sobre o correto descarte do lixo, eliminando futuros estopins de fogo, e sobre as penalidades para quem provoca incêndio criminoso, já que esta é uma das principais causas dos desastres ambientais provocados pelas chamas. “Em três anos, a campanha – que alcançou 53 comunidades em 26 municípios baianos, conseguiu reduzir 72% dos casos de incêndios nas regiões onde a empresa atua”, ressalta.

Ele destaca ainda que a iniciativa orienta sobre os riscos à saúde e ao meio ambiente representados pelas queimadas sem planejamento ou criminosas, que podem ocasionar acidentes de grande proporção.

Douglas Pithon, gerente sênior de Segurança Patrimonial, também afirma que a Bracell tem feito uma interface com a silvicultura de São Paulo, assim como faz na Bahia, para levar a experiência de combate aos incêndios florestais para os municípios de influência da empresa, principalmente neste período de expansão da operação em Lençóis Paulista, com o projeto Star. Além disso, a empresa vem apoiando as comunidades para detecção de focos que podem causar incêndios.