Promover diálogos abertos e francos em torno das inovações tecnologias e sobre o futuro dos processos produtivos da indústria de base florestal a partir do desenvolvimento do capital humano nas empresas. Esta é a proposta do 50º Congresso Internacional de Celulose e Papel da ABTCP que será realizado este ano de 23 a 25 de outubro, no hotel Unique, em São Paulo, SP.

Celso Foelkel, presidente desta edição do Congresso, engenheiro agrônomo e diretor da empresa Grau Celsius / Celsius Degree, enfatiza que nesse mundo globalizado, onde se insere o setor de celulose e papel, “ser competitivo não é uma virtude, mas uma necessidade real e vital”. E completa: “Para atingir isso, a união dentro e fora das empresas para obter os requeridos conhecimentos tecnológicos através de pesquisas, estudos, integrações e inovações ajudará a tornar esse caminho em direção ao futuro menos árduo e mais virtuoso”.

Conforme dados do Relatório Anual 2017 divulgado recentemente pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), sobre o total de investimentos, R$ 7,7 bilhões, realizados pelo setor industrial em 2016 entre suas empresas associadas, 4% foram destinados à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), demonstrando a relevância dessa área, mesmo em um cenário político-econômico adverso no Brasil.

Com esse alto índice de investimentos em P&D, o setor de celulose e papel avança a passos largos em direção de seu futuro indo muito além da produção atual, partindo para gerar novos negócios com novos produtos de alto valor agregado. Portanto, a programação do Congresso ABTCP deste ano contempla palestras de renomados especialistas, nacionais e internacionais, para promover debates que irão definir as principais diretrizes do futuro da indústria de base florestal e modelos de trabalho.

Para essa edição importantes nomes já estão confirmados, dentre eles:

Ari Medeiros, diretor Industrial da Veracel Celulose, responsável pelas áreas Industrial, Logística e DHO da empresa, conta com mais de 30 anos de experiência na Gestão de Fábricas de Celulose e Papel no Brasil;

Osvaldo Lahoz Maia, gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI/SP, responsável pelos processos de apoio à competitividade das empresas industriais do Estado de São Paulo no âmbito da Tecnologia e Inovação, incluindo prospecção internacional de novas tecnologias, bem como gestão da assistência tecnológica às empresas além da rede de laboratórios acreditados no Estado de São Paulo;

Pedro Fardim, com mais de 100 artigos em jornais e livros científicos e mais de 60 palestras em conferências e institutos de pesquisas, o principal interesse do especialista está na área de química de polissacarídeos, biofibras, bioshapes, materiais híbridos, topoquímica e química de processos, nanociência e espectroscopia;

Rod Fisher fundador da Fisher International, ele lidera centros de pesquisa em quase todos os países produtores de celulose e papel do mundo, com consultores especialistas, banco de dados, tecnologias analíticas e ferramentas de gestão de negócios.

Outros convidados especiais de fabricantes e fornecedores do setor completam esta lista e terão participações garantidas em Sessões Técnicas e Temáticas e de pôsteres sobre celulose, papel, meio ambiente, florestal, nanotecnologia, indústria 4.0, biorrefinaria, recuperação e energia, automação e manutenção e perfil dos profissionais do futuro.

Além disso, o evento terá uma sessão especial, chamada “Profissional do Futuro”, com especialistas em recursos humanos de importantes empresas falando sobre os perfis requeridos dos profissionais técnicos do setor para atendimento a essas novas demandas técnicas, comportamentais e relacionais de uma indústria que só avança em inovações.

Nota importante: O evento deste ano é realizado, pela primeira vez, sem a Exposição, que acontecerá somente em 2018.


Servi
ços:

23 a 25 de outubro de 2017

Hotel Unique – São Paulo – SP

Inscrições e informaes:

Para facilitar a participação de todos os interessados e atendendo à demanda por novas tecnologias, a ABTCP disponibilizou o aplicativo “APP ABTCP 2017” nas plataformas Android e iOS especialmente para o Congresso. Ele permite realizar desde a inscrição, consultar a programação, até programar alertas personalizados durante o evento para as palestras que o congressista desejar participar. Além disso, é possível agendar uma interação com o palestrante durante o evento. Dessa forma, o acompanhamento e aproveitamento do congresso é muito mais completo. Baixe o aplicativo e programe-se!

Ou se preferir acesse o site do evento www.abtcp2017.org.br e faça sua inscrição, vendo a programação completa.

SOBRE O CONGRESSO

O Congresso Internacional de Celulose e Papel, promovido pela ABTCP, é reconhecidamente um dos principais acontecimentos do setor, reunindo profissionais que desejam trocar conhecimentos e experiências sobre essa rede produtiva, nas mais diversas áreas. Tal é sua representatividade para o setor que, todo ano, comparecem ao evento mais de 800 especialistas e técnicos de renome internacional.

SOBRE A ABTCP

Atuando há 50 anos no setor de celulose e papel, a ABTCP é atualmente uma das associações mais importantes do mundo no setor. Fundada com o objetivo de qualificar tecnicamente os profissionais desta indústria no Brasil para estabelecer suas bases sustentáveis, a Associação, que congrega mais de mil membros, produz e publica informacções especializadas sobre a cadeia produtiva como um todo, além da promoção do principal congresso e exposição de seu segmento da Ameérica Latina. Visite o site www.abtcp.org.br.