Dez mil mudas de espécies da Mata Atlântica foram doadas pela Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e pelo Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose, Papelão, Pasta de Madeira para Papel e Artefatos de Papel e Papelão no Estado da Bahia (Sindpacel) para a Secretaria Cidade Sustentável (SECIS) da Prefeitura Municipal de Salvador. Essas mudas fazem parte do evento de plantio que a Prefeitura realiza de 21 a 26 de setembro em diversas partes da cidade.

O Secretário da Secretaria Cidade Sustentável, André Moreira Fraga, agradeceu a contribuição das entidades no esforço para devolver mais arborização à cidade. “Este é um trabalho que faz parte do plano de recuperação da Mata Atlântica em Salvador. Pretendemos plantar 100 mil mudas até o final de 2016 e é muito importante poder contar com as entidades do setor florestal nesse desafio”, declarou.

“Nós temos que acordar bem, ver uma paisagem bonita que transmita saúde e bem-estar, o que se resume, sem dúvida, em sustentabilidade. Numa cidade arborizada, vive-se bem melhor. E faz parte da nossa visão contribuir com ações que tenham a ver com o meio-ambiente, com a sustentabilidade e com a multiplicação de árvores. As ações da ABAF estão muito voltadas para as regiões rurais, o que é muito bom porque descentraliza o desenvolvimento, a geração de emprego etc. Mas, pela primeira vez, temos a oportunidade de contribuir para o reflorestamento gradual, e que esperamos que seja continuado, em Salvador. A preservação faz parte do nosso negócio. As empresa do setor preservam quase 500 mil hectares de matas nativas no interior do estado e essa é uma ótima iniciativa para contribuirmos em Salvador”, declarou o diretor-executivo da ABAF, Wilson Andrade.

A assinatura do termo de cooperação de ação ambiental entre a Prefeitura Municipal de Salvador e as entidades foi realizada em 06 de agosto de 2015, durante o lançamento do Relatório Ibá 2015 e do anuário ABAF – Bahia Florestal 2015 -, que mostram um panorama completo da cadeia produtiva de base florestal no estado da Bahia e no Brasil. O evento aconteceu no edifício sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador (BA).