Painel Florestal – Nós temos uma discussão forte pela frente que é o Código Florestal. Você acha que vai acontecer esse ano ou vai atrapalhar um pouco ainda?
Antônio Sérgio Alípio – Bem, ele precisa sair esse ano, até porque nós temos uma data limite de 11 de dezembro para todo setor agrícola do país, e eu tenho absoluta convicção de que nós vamos ser capazes de nos aproximarmos do ideal e aprovarvos o código florestal.Painel Florestal – Na Bahia vocês encontram alguns empecilhos em relação ao Código florestal, ou já foram superados?
Antônio Sérgio Alípio – Eu diria que nós temos uma grande vantagem: a Veracel por exemplo, é uma empresa que para cada hectare plantado tem um hectare preservado, ou seja, nós atendemos muito acima do que a legislação determina, quer seja nas áreas de reserva legal, quer seja nas áreas de preservação permanente, ou seja, a posição da Veracel nesse contexto é bastante confortável.
Painel Florestal – Ou seja, toda empresa tem que ter esse tipo de ação por uma questão de sustentabilidade?
Antônio Sérgio Alípio – Eu diria que sustentabilidade, para o setor florestal principalmente, deixou de ser uma palavra de moda há muito tempo. É uma prática dos nossos negócios, faz parte do nosso negócio, é foco das nossas empresas e é o nosso grande alicerce. Nos já praticamos, nós não discursamos a respeito.
Painel Florestal – O Brasil inteiro passou por uma crise. O senhor como presidente de uma empresa acredita que nós saímos dessa crise, estamos em plena recuperação?Antônio Sérgio Alípio – Para as empresas de celulose, principalmente as exportadoras, que é o caso do Brasil, nós ainda temos um desafio pela frente, porque nós dependemos da economia mundial, principalmente da economia européia, da economia americana, para podermos dizer que saímos da crise. Eu diria que chegamos no fundo do poço e vislumbramos boas perspectivas . A nossa grande vantagem é a nossa imensa competitividade no setor mundial. Essa é a nossa grande diferença.
Painel Florestal – Mas teve aumento no preço da celulose, é sinal de que o mercado está se recuperando.
Antônio Sérgio Alípio – Sim, sobretudo porque a China alavancou essa demanda. Isso tem uma certa limitação, mas evidentemente foi muito benéfico para o setor nesse momento, e está contribuindo para a nossa recuperação com toda certeza.
Painel Florestal – E como é que está a Veracel hoje?Antônio Sérgio Alípio – A Veracel vai muito bem. Nós temos um grande projeto de duplicação e estamos trabalhando no processo de licenciamento ambiental, que é condição básica para que os acionistas decidam pelo investimento . Eu diria que a Veracel é um case de sucesso. E quem vende a Veracel 2, sem dúvida nenhuma, são os resultados de Veracel.
Painel Florestal – O senhor pode nos adiantar alguns dados sobre a Veracel 2?Antônio Sérgio Alípio – Na verdade nós estamos falando sobre um projeto que nós já protocolamos, é um licenciamento ambiental, estamos nesse momento desenvolvendo a RIMA, e é um projeto de um milhão e meio de toneladas de celulose, com uma ampliação da base florestal, mantendo ainda as grandes vantagens competitivas da empresa, que são: a sua produtividade florestal, e a curta distância da madeira até a fábrica. Então, Veracel 2 com certeza vai reeditar o êxito que Veracel 1 já exibe.
Painel Florestal – E com a produtividade de 60 m³ por hectare ou ainda mais?Antônio Sérgio Alípio – Não, nós temos que cuidar de duas coisas: não só a produtividade, mas a capacidade de sustentar essa produtividade. Então, realmente a Veracel tem uma produtividade ímpar, aliada a dos fatores básicos: do nosso meio ambiente e da tecnologia que a emprsa e o país detém. A soma dessas duas ferramentas gera o resulatado que nós temos, que de fato é ímpar no mundo.
Painel Florestal – E essa produtividade encanta muitos estrangeiros, não é?Antônio Sérgio Alípio – Encanta muitos e preocupa a grande maioria, porque a Veracel realmente tem uma competitividade fantástica da sua base florestal, tem o que há de mais atualizado na sua tecnologia industrial, a nossa planta industrial é de alta eco-eficiência, e o resultado disso é uma empesa altamente competitiva que preocupa os concorrentes internacionais.
Fonte: Painel Florestal

