Dando continuidade ao Programa Fitossanitário de Controle da Lagarta Parda no Estado da Bahia, foi realizada em 07/01 uma nova reunião da Comissão Técnica Regional (CTR), quando foram apresentados o Plano Operacional e a Campanha Publicitária do programa. Com o evento, pretende-se prosseguir no trabalho de conscientização do público interessado e participante do programa: presidentes dos Sindicatos Rurais, presidentes das entidades de produtores rurais (incluindo mel, mamão, cacau, café, eucalipto e de outras culturas interessados), representantes das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente das Prefeituras das regiões Sul e Extremo Sul da Bahia. A reunião aconteceu no escritório da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) de Teixeira de Freitas (BA).

“O Plano Operacional e a Campanha Publicitária serão realizados nos próximos seis meses, apesar de termos observado a redução da incidência da lagarta parda nas culturas daquela região. Isto porque nosso objetivo maior é conscientizar os produtores para a importância do controle conjunto da praga que é natural da região e pode causar problemas ano a ano se não houver esse cuidado”, explica Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF.

O Plano Operacional inclui: contratação de equipe técnica específica, coordenada por Paulo Andrade; capacitação e apoio técnico/logístico aos produtores rurais do Sul e Extremo Sul da Bahia, visando o controle efetivo da Lagarta Parda; difusão do conhecimento sobre a biologia da praga, seus hospedeiros e inimigos naturais; difusão do conhecimento sobre o monitoramento para o controle da praga; valorização e difusão do conhecimento do Manejo Integrado de Pragas, visando estabelecer estratégias de manejo envolvendo o controle biológico – ferramenta que prioriza a preservação ambiental e a saúde humana; formação de uma rede regional de informações para unificação da tomada de decisão no controle da praga; estabelecimento de parcerias com Prefeituras Municipais, Instituições de Ensino e Pesquisa, Sindicatos, Associações de Produtores Rurais e Indústrias do setor; incentivo, apoio e fomento de ações de educação ambiental junto às comunidades locais, através de palestras nas escolas e associações de produtores rurais.

A Campanha Publicitária, que chega às ruas da região em 11/01/16, inclui: outdoors, cartilha (folder) informativa, spot de rádio, VT e peças para Internet e redes sociais. Para apoio ao Plano Operacional, também foi produzido vasto material: adesivagem dos carros, camisas, cartões de visita, banners, modelos de papel timbrado e power point. A cartilha traz informações sobre a praga: biologia, plantas hospedeiras, ocorrência, monitoramento e controle, saúde humana etc. No material é possível ainda ter informações sobre o programa e contatos para mais informações e apoio técnico.