museu-do-eucalipto-2016

A programação que comemora este ano o centenário do Museu do Eucalipto, em Rio Claro (SP), começou com a entrega do prédio totalmente reformado pela Fundação Florestal, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.  O museu também foi reaberto para o público, com visitas monitoradas ao acervo e aos talhões históricos.

Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) em 1977, o Museu do Eucalipto projetou-se internacionalmente já desde sua criação, em 1916, por iniciativa do engenheiro Edmundo Navarro de Andrade, que é o patrono da Floresta Estadual. Como diretor dos hortos florestais implantados pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro no interior do estado, Andrade idealizou e fundou o museu com o propósito de importar e estudar as diversas espécies de eucalipto, para selecionar as mais indicadas ao fornecimento de madeiras para as dormentes e produção de carvão combustível. Os 39 anos de pesquisas contínuas deram ao museu a classificação de museu histórico científico, caso único no mundo por conta de seu foco de estudos e as décadas de pesquisas ali realizadas.

A construção do prédio que abriga o museu faz jus ao seu passado. Com área construída de 800 metros quadrados, pelos quais se distribuem 16 salas, tudo naquele espaço lembra a sua origem.  Dos móveis ao forro, passando pelo piso, lustres e molduras a matéria prima é o eucalipto, com o uso das espécies mais adequadas para as diferentes finalidades pretendidas. A floresta, que surgiu anteriormente ao museu, data de 1909, com a implantação do programa de reflorestamento adotado pela Companhia Paulista de Estrada de Ferro.

Visitas
O Museu do Eucalipto abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com visitas agendadas. Nos fins de semana, o espaço segue uma programação especial. O telefone para agendar visitas é (19) 3525-7036.