“Agradeço aos amigos presidentes de sindicatos rurais pela confiança e pela honra de me permitirem assumir essa enorme responsabilidade, de dar continuidade ao trabalho de João Martins, e de representar legitimamente os produtores rurais da Bahia”. Com essas palavras, em momento de grande emoção, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, tomou posse, junto com a nova diretoria da instituição, na noite dessa quinta-feira (20/09), em Salvador. O diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) esteve presente representando o setor.

Na abertura do evento, a sede do Sistema foi simbolicamente inaugurada e ganhou o nome do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Júnior, que estava presente na solenidade. Ele era o presidente da Faeb nas gestões anteriores. “ Ter Humberto Miranda presidente é um marco bastante significativo na minha vida, quando vejo materializado o resultado da minha dedicação ao associativismo rural. Entrego a ele uma Federação não só com instalações modernas e funcionais, mas sobretudo uma entidade respeitada e com uma equipe com profissionais competentes e comprometidos. Hoje, a Faeb representa com altivez e legitimidade os produtores rurais do nosso estado”, ressaltou João Martins.

Em seu discurso de posse, Humberto Miranda declarou que fará uma gestão colegiada e com fortalecimento das parcerias. “Aos companheiros de diretoria e também a todos os demais presidentes de sindicatos, o meu compromisso de compartilhar decisões, gerenciar o contraditório e buscar a participação de todos aqueles que desejem ajudar na nobre missão de defesa do produtor rural baiano. Convoco também as instituições parceiras e aos governos estadual e municipal, na certeza de que juntos podemos mais, e que a somatória de nossa atuação poderá tornar a agropecuária da Bahia ainda mais forte. Vamos continuar contribuindo, de forma determinante, para a melhoria dos níveis econômicos e sociais da população brasileira, usando a estratégia da inovação, da tecnologia e da competência do produtor rural baiano”.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro, destacou a intenção do governo do estado, de convergir ações com o Sistema Faeb. “O recado que o governo do estado traz para essa nova diretoria é que vamos sim integrar nossas ações com o segmento patronal, seja através da Secretaria da Agricultura ou a de Desenvolvimento Rural, para ampliar ainda mais o nosso atendimento”.

O vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, também participou da cerimônia de posse. “Humberto Miranda está preparado para esta missão. Seu desafio não será fácil, pois terá que suceder João Martins, por tudo que ele representa para agropecuária da Bahia e do Brasil, mas tenho certeza de que ele está preparado para isso. Desejo sucesso e boa sorte e tenho certeza que não havia ninguém mais preparado para ocupar esse cargo, pois sei que ele conhece a realidade da agricultura e da pecuária do nosso estado e vai contribuir muito para o nosso progresso”.

Durante a solenidade, também foi lançado o livro do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Bahia, em comemoração dos 25 anos da instituição. O livro conta a história de superação e crescimento do Senar Bahia, desde sua criação, no dia 31 de março de 1993, para oferecer ensino de formação profissional rural e serviços de promoção social. Hoje são mais de 50 mil produtores e trabalhadores rurais atendidos em todas as regiões do estado. “A instituição chega a essa marca comemorativa se reinventando, em um processo evolutivo, que sempre foi característica da entidade”, ressaltou a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães.

De acordo com o diretor geral do Senar Central, Daniel Carrara, o Sistema Faeb/Senar é exemplo para as outras regionais do país. “Eu comecei a participar do Conselho do Senar Bahia a pedido do presidente João Martins e verifiquei aqui uma série de ações que o Brasil precisava conhecer, como os programas Despertar, FEM, o sistema de Assistência Técnica, os centros de Capacitação Regional e diversas outras iniciativas. A partir daí repensamos o Senar Central, e criamos uma série de produtos para que a nossa instituição fosse realmente necessária para o nosso cliente, os produtores rurais. Hoje nós também temos uma instituição com estrutura preparada para vencer e enfrentar os problemas”.

A solenidade contou com presença expressiva de autoridades de todo o estado, presidentes das Federações da Agricultura do Brasil, presidentes de Sindicatos dos Produtores Rurais, colaboradores do Sistema Faeb e outros convidados.

Humberto Miranda é produtor rural, médico veterinário Humberto Miranda, e foi eleito junto com a nova diretoria com 98,6% dos votos válidos para o exercício 2018/2022. A chapa tem na vice-presidência a produtora rural do Oeste do estado, Carminha Missio, atual presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães.

A diretoria executiva da Faeb também tem como titulares os vice-presidentes Administrativo Financeiro, Guilherme de Castro Moura e Edson Diogo Moniz; e os vice-presidentes de Desenvolvimento Agropecuário, Rui Dias Souza e Ricardo Covre. Todos os dirigentes têm um histórico na agropecuária, são produtores rurais, e também fazem parte do segmento classista.

(Fonte: Ascom Faeb)