Adultos e crianças do Córrego Vermelho, distrito de Belmonte (BA) participaram do dia em homenagem aos professores que o Programa Ambiente Florestal Sustentável promoveu em 15/10. Palestras, brincadeiras, presentes e lanches fizeram parte das festividades, além de uma homenagem à professora da Escola Municipal Angelina Paternostro.

O coordenador da ADAB na região, Epaminondas Jr, abriu o dia com a palestra “ADAB na escola – campo limpo”, seguido da programação festiva e, na sequência, da palestra “Preservar para produzir”, ministrada pela equipe do PAFS, Paulo Andrade, Diogo Jahel e Ernandes Ferreira. A programação teve continuidade em 22/10 com o plantio de mudas de árvores nativas que contou com a participação de alunos (e outros participantes) das escolas da região.

Esta é mais uma iniciativa de conscientização e mobilização da comunidade promovida pelo PAFS – programa que a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) mantém no Sul e Extremo Sul da Bahia desde 2016, com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). Foram apoiadores do evento: o Ministério Público da Bahia, a Prefeitura de Belmonte, Semed, Inpev, Assoagres, Trevo, Aspex e Veracel.

PAFS – O PAFS vem trabalhando temas relativos à educação ambiental em diversas comunidades rurais: Uso Múltiplo da Floresta Plantada/Programa Mais Árvores Bahia; Regulamentação Ambiental das Propriedades Rurais (Código Florestal/ CAR/ Cefir); Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF)/Plano ABC; Preservação dos Recursos Hídricos; Prevenção e Controle de Incêndios Florestais; Controle de Gado nas Áreas de Preservação; Combate ao Carvão Ilegal; e Programa Fitossanitário de Pragas.

Para isso foi elaborado um amplo programa de comunicação e foi montada e orientada uma equipe de três engenheiros (agrônomos e florestais) que vem trabalhando com uma estrutura formada por veículos, equipamentos audiovisuais, campanha publicitária e material informativo.

Após intenso trabalho em quase 4 anos, o PAFS percorreu 243 mil quilômetros; realizou 200 treinamentos em aproximadamente 180 comunidades; instruiu e orientou cerca de 8 mil produtores rurais de frutas, eucalipto, café, entre outras culturas, da região e estudantes. O resultado tem sido muito positivo graças às parcerias feitas com o Governo do Estado, através da Seagri e ADAB; Sindicados Rurais da FAEB/Senar; Associação de Produtores de Café, Frutas, Pecuária; e Prefeituras, através de suas secretarias de agricultura e meio ambiente.