Na próxima terça-feira (15/12), a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) comemora os 20 anos de defesa vegetal na Bahia com um evento híbrido das 9 às 17h: presencial para convidados e também com transmissão no YouTube oficial da agência. O Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS), uma parceria entre a ADAB e a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), estará participando do evento e também é tema de um dos capítulos do livro “20 anos de defesa vegetal”.

Com resultados exitosos, o PAFS renovou este ano o acordo de cooperação técnica entre ADAB e a ABAF e, com isso, também a manutenção do Programa Fitossanitário de Controle da Lagarta Parda (PFCLP), praga que atinge plantações diversificadas das regiões Sul e Extremo Sul do estado, e que pode provocar graves prejuízos econômicos caso não seja monitorada e controlada. A parceria entre as entidades iniciada em 2015 conseguiu bons resultados no controle do inseto nativo das regiões e que afeta com maior intensidade o eucalipto, o café e o cacau.

Após os bons resultados alcançados pelo PFCLP, e por sugestão dos diversos stakeholders e das empresas, a ADAB e a ABAF implementaram uma ação complementar educativa, ampliando os tópicos a serem trabalhados com o nome de Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS). O programa, lançado em 2016, vem trabalhando temas relativos à educação ambiental em diversas comunidades rurais e escolas no Sul e Extremo Sul da Bahia.

“Essa parceria é antiga e resulta em ações mais amplas na preservação do meio ambiente, o que contribui inclusive para a menor incidência de pragas. O Programa Fitossanitário de Controle da Lagarta Parda vem conseguindo com êxito controlar os severos ataques da lagarta parda viabilizando os plantios, contribuindo com a preservação do patrimônio fitossanitário das nossas lavouras e, principalmente, mantendo a sustentabilidade ambiental. O livro dos 20 anos de defesa vegetal relata a história de cada programa no enfrentamento das pragas e doenças que assolam as lavouras baianas”, declara o coordenador técnico da ADAB, Epaminondas Peixoto.

“A divulgação de importantes tópicos para a diversificação e sustentabilidade das atividades rurais é um de nossos principais objetivos. Assim, parabenizamos a ADAB pelo trabalho em defesa do setor na Bahia e nas importantes parcerias que ajudam a levar a sustentabilidade para mais regiões da Bahia”, enfatiza Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF.

PAFS – Até o momento, o PAFS já percorreu mais de 300 mil quilômetros; realizou 270 treinamentos em 258 comunidades; instruiu e orientou cerca de 12 mil estudantes e produtores rurais de frutas, eucalipto, café, entre outras culturas, da região. Os temas são trabalhados em palestras, capacitações, reuniões são: Uso Múltiplo da Floresta Plantada/Programa Mais Árvores Bahia; Regulamentação Ambiental das Propriedades Rurais (Código Florestal/ CAR/ Cefir); Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF)/Plano ABC; Preservação dos Recursos Hídricos; Prevenção e Controle de Incêndios Florestais; Controle de Gado nas Áreas de Preservação; Combate ao Carvão Ilegal; e Programa Fitossanitário de Pragas.

“O resultado tem sido muito positivo também graças às parcerias feitas com o Governo do Estado, através da Seagri e ADAB; Sindicados Rurais da FAEB/Senar; Associação de Produtores de Café, Frutas, Pecuária; e Prefeituras, através de suas secretarias de agricultura e meio ambiente. Hoje, o PAFS é citado como modelo de cooperação entre a ADAB e os setores produtivos”, completa o coordenador do PAFS, Paulo Andrade.