Já engajados na recuperação de nascentes do Oeste da Bahia, os produtores rurais da região, por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) promoveram, nesta segunda-feira (9), no auditório das entidades em Barreiras (BA), o lançamento de uma nova etapa do Projeto de Recuperação de Nascentes.  Os agricultores vão investir, por meio de recursos do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), R$ 500.000,00 ao longo deste ano, para realizar ações de sensibilização por meio de capacitação de técnicos e moradores das áreas rurais, além da aquisição de insumos, mudas e equipamentos para revitalizar as nascentes de rios de onze municípios que abrangem as bacias hidrográficas do Grande, Corrente e Carinhanha.

Ao participar do evento de lançamento, a secretária de meio ambiente de Correntina, Regina de Castro, acredita ser necessário avançar na questão ambiental e inovar nas práticas de uso e manejo do solo para que todos tenham água por muito mais tempo. “Não basta apenas economizar, estamos aprendendo a produzir água para a vida”, afirma. Correntina recebe, entre os dias 11 e 13, o curso de recuperação de nascentes. Já o secretário de meio ambiente de Formosa do Rio Preto, Leanderson Barreto, explica que a ação já foi realizada no município quando foi recuperada a nascente da localidade do Arroz.  “O curso promovido durante a Semana do Meio Ambiente foi um diferencial das ações da área ambiental da nossa cidade ao ampliar o número de multiplicadores das técnicas de recuperação de nascentes e envolver mais pessoas em uma rede de proteção ambiental”.

Um dos incentivadores do projeto, o presidente da Abapa e produtor rural, Júlio Cézar Busato, explica que o aporte de recursos deverá multiplicar as ações realizadas nos municípios por meio das parcerias das secretarias municipais de meio ambiente, técnicos e consultores dos produtores rurais e das universidades da região. “Os agricultores com este aporte de recurso vão montar, por meio destes treinamentos, um verdadeiro exército de pessoas engajadas a diagnosticar, recuperar e proteger as nascentes da região, garantindo também as condições materiais para que as prefeituras possam executar os serviços nos municípios”, explica.

Para Busato, o lançamento desta nova etapa do projeto também apóia no diálogo que deve ser permanente entre produtores, municípios e entidades socioambientais. “Dependemos mais do que ninguém da terra e da água, e por vivermos aqui na região, também estamos engajados na preservação ambiental”, ao apontar estudo da Embrapa que mostra que 52% do cerrado da oeste da Bahia estão preservados, sendo a maioria em área dos próprios agricultores.

Para a diretora de meio ambiente da Aiba, a bióloga Drª Alessandra Chaves, a ideia é fomentar uma rede que também integre as instituições de ensino e pesquisa para montar uma estrutura com viveiro de mudas e associações e entidades de comunidades que coletam as sementes nativas. “Estamos em contato com todos os produtores para montar esse elo entre prefeituras, agricultores, entidades de ensino e pesquisa e sociedade civil para manter um trabalho permanente”, afirma ela, cuja previsão é de recuperar e proteger, ainda este ano, cerca de 100 nascentes de rios em todo o oeste da Bahia. Dentro do projeto incentivado pelos agricultores rurais, já foram recuperadas este cerca de 23 nascentes dos municípios de Barreiras, Cocos, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, São Desidério e Wanderley, onde também já foram realizados os treinamentos práticos com os técnicos da Prefeitura e dos povoados.