A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) participou da quinta missão de matchmaking com rodada de negócios com empresas europeias na área de Agricultura de Baixo Carbono, que aconteceu em Ribeirão Preto (SP), de 1 a 5 de maio. As rodadas de negócios fomentaram o intercâmbio de experiências inovadoras, apoiando empresas em sua transição às tecnologias e processos de baixa emissão de carbono em oito subsetores da economia e áreas afins – as que contribuem com a maior parte das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Brasil, sendo elas: Eficiência energética na construção civil e na indústria; Processos industriais; Gestão de resíduos (sólidos); Produção e consumo de energia; Aquicultura; Biomassa (2ª geração); Atividades florestais; Agricultura. O evento é promovido pela União Europeia Low Carbon Business Action in Brazil (LCBA) e aconteceu juntamente com a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola, considerada a mais importante para a apresentação de novidades tecnológicas no setor.

A Low Carbon Business Action in Brazil (LCBA) é uma iniciativa para aproximar Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do Brasil e dos 28 Estados membros da União Europeia (UE) a partir de uma série de encontros de matchmaking empresarial, entre agosto de 2016 e dezembro de 2018. A ação contribuirá com a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Brasil por meio da promoção de Acordos de Cooperação e Parcerias, buscando gerar maior competitividade e sustentabilidade ambiental das empresas participantes.

Em sintonia com o propósito do evento – e representando alguns desses subsetores, como biomassa e atividades florestais – a ABAF apresentou o programa ‘Mais Árvores Bahia’. O programa tem o objetivo de incentivar a inclusão de pequenos e médios produtores no plantio, manejo e processamento da madeira de florestas comerciais para usos múltiplos.