A voz da mulher no setor de base florestal brasileiro promete ganhar ainda mais força a partir deste mês. A Rede Mulher Florestal, associação não governamental, sem fins lucrativos ou vinculação partidária, acaba de iniciar as ações para que profissionais e empresas se associem à instituição e façam parte das discussões sobre igualdade de gênero no segmento, que, somente no nicho de árvores plantadas é responsável por 3,7 milhões de empregos diretos, indiretos e resultantes do efeito-renda, segundo dados da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores).

A organização pretende ser uma plataforma, que permita que mulheres e homens que possuam ligação com o setor florestal brasileiro tenham seu primeiro contato, ampliem, promovam e compartilhem seu conhecimento sobre o tema gênero no setor florestal.

Podem participar da associação pessoas físicas e jurídicas, atuantes no setor florestal, com ou sem fins lucrativos, que se comprometam a cumprir os objetivos da organização, respeitando o estatuto da Rede.

Pessoas e empresas associadas poderão tomar parte nas Assembleias Gerais, com direito a voto; candidatar-se aos cargos dos Conselhos; acompanhar a elaboração, gestão, execução e/ou divulgação de projetos; participar da geração de conteúdo para publicações; participar dos eventos internos; obter condições especiais para participar de cursos oferecidos pela Rede Mulher Florestal e in company por demanda; além de propor ações, parcerias, melhorias a qualquer tempo.

Entre os objetivos da Rede está o de promover o respeito à diversidade e à igualdade de oportunidades nesse segmento. “Apesar de historicamente ligadas às florestas, a inserção das mulheres neste mercado se deu mais recentemente e o tema equidade de gênero carece de ampla discussão. O fato de ser mulher não pode impedir ou limitar a atuação profissional no setor”, afirma a presidente do Conselho Diretor da Rede Mulher Florestal, Fernanda Rodrigues, eleita no final do ano passado quando da assembleia de fundação da associação. Vale lembrar que o tema já integra padrões internacionais de certificação florestal como os princípios e critérios do Forest Stewardship Council® (FSC®) e discussões no âmbito das Nações Unidas.


Para saber mais sobre como se associar, acesse www.redemulherflorestal.org.