Para apresentar o promissor mercado florestal brasileiro a investidores do mundo todo, mostrar o que a silvicultura brasileira tem de melhor e atrair as novidades dos principais países produtores de madeira, foi criada a Expoforest – Feira Florestal Brasileira. A quarta edição da maior feira florestal dinâmica do mundo em 2018, acontecerá entre os dias 11 e 13/04, em Santa Rita do Passa Quatro, na região de Ribeirão Preto (Estado de São Paulo).

Antes da realização da feira, nos dias 09 e 10/04, serão realizados os mais tradicionais eventos técnicos do setor florestal brasileiro: o 18º Seminário de Colheita e Transporte de Madeira e o 4º Encontro Brasileiro de Silvicultura. Os eventos trarão informações relevantes para o desenvolvimento do setor e amplo networking para os participantes. Mais de 1.200 profissionais são esperados para os dois eventos.

O diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Wilson Andrade, estará representando o setor florestal baiano na IV Semana Florestal Brasileira. Além disso, Andrade será o moderador do Bloco 1 – Mecanização e Automação na Silvicultura, em 09/04, das 08h30 às 12h10, durante o 4º Encontro Brasileiro de Silvicultura. Em 2018, este evento será dividido em 4 blocos: Bloco 1 – Mecanização e Automação na Silvicultura, Bloco 2 – Riscos e Produtividade Florestal, Bloco 3 – Novas oportunidades e mercados e Bloco 4 – Cadeia Produtiva da Madeira.

“A busca pelo aumento de produtividade, redução de custos e melhoria das condições de atuação de colaboradores diretamente envolvidos na atividade florestal, tem sido uma constante no setor florestal. Nesse contexto, a mecanização e a automação estão presentes para o alcance desses objetivos. Nosso setor já se vale de alta tecnologia aplicada no manejo e nas operações silviculturais, principalmente provenientes de outros países que aqui investem. Porém, é preciso investir em novos modelos desenvolvidos especialmente para a nossa silvicultura e suas características. Não existe em outro local do mundo uma atividade de grande escala como a nossa e, por isso, acredito que desenvolveremos tecnologias inovadoras”, analisa Andrade.

Expoforest – A Expoforest 2014 recebeu 25.107 visitantes provenientes do Brasil e de outros 26 países que tiveram acesso às tecnologias atuais e perspectivas para o setor de florestas plantadas, por meio da participação de 208 expositores. Em 2018, será a principal feira florestal do mundo com o maior número de dinâmicas de silvicultura, colheita, transporte e biomassa. São esperados mais de 250 expositores e 25 mil visitantes. O evento será realizado em uma área da International Paper, de 200 hectares com plantações de eucalipto clonal. “Acreditamos que a realização da Expoforest 2018 será novamente uma oportunidade para reunir toda a cadeia produtiva da madeira e mostrar a força do setor florestal para o Brasil e o mundo”, comenta Jorge R. Malinovski, diretor geral da empresa organizadora. A Expoforest faz parte do FDF (Forestry Demo Fairs), um conselho que atesta qualidade e segurança das maiores feiras florestais dinâmicas do mundo. Fazem parte: feiras da Asturforesta (Espanha), EKO-LAS (Polônia), Elmia Wood (Suécia), Euroforest (França), FinnMETKO (Finlândia) e KWF-Tagung (Alemanha).