Semana Internacional da Madeira reúne o setor madeireiro em sete eventos distintos em Curitiba (PR)

Realizada entre os dias 19 e 22 de setembro, a Semana Internacional da Madeira (SIM) visa reunir o setor madeireiro novamente na capital paranaense para apresentar tendências e discutir as perspectivas do setor. A Semana Internacional da Madeira será composta por sete eventos distintos, contemplando diversos aspectos e mercados ligados ao setor. Encontros, congressos, feira e exposição do setor, além de reuniões de entidades relacionadas ao setor também serão realizadas durante a SIM.

Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento e consolidação do setor industrial madeireiro, os eventos que compõem a contam com o apoio das associações e instituições mais representativas do setor industrial madeireiro e florestal, a exemplo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF). “O Brasil madeireiro estará lá. Além dos importantes eventos, teremos encontros que vão estreitar ainda mais o diálogo entre os atores do setor. No dia 20/09, pela manhã, teremos a reunião com os representantes das estaduais florestais e a Ibá. No período da tarde, teremos outra com a Câmara de Florestas do MAPA e ainda uma inédita reunião com os representantes da comunicação dessas estaduais. A visita à Embrapa será outro ponto forte”, aposta Andrade.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), a expectativa é de crescimento do público na edição deste ano (em 2016 foram mais de 5 mil), pois são sete eventos programados, encontros e exposições, pensadas de forma objetiva para potencializar negócios e acesso a informações. Como importantes reforços na programação desse ano está a realização da palestra sobre o edifício de 80 andares em madeira e a realização do Congresso Nacional Moveleiro, que também trará a Curitiba os empresários desse setor.

A Abimci vê a Lignum Brasil como um local no qual os visitantes terão acesso às novas tecnologias e tendências do setor, fornecendo as ferramentas para que a incerteza em relação ao mercado se transforme em ações práticas e estratégias concretas para a potencialização dos negócios. “A SIM representa uma maturidade do setor madeireiro de reunir, no mesmo ambiente, calendário e cidade, todos os vários segmentos e diferentes pensamentos da indústria de base florestal e madeireira do Brasil. Esta é, primeiramente, uma excelente oportunidade para o setor se atualizar, se repensar, promover o networking e criar um ambiente de negócios mais positivo”, frisa Paulo Pupo, superintendente executivo da associação.

Carlos Mendes, da APRE (Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal), entidade promotora do 3º Expo Madeira & Construção e organizadora do 4º Simpósio Madeira & Construção, enfatiza o otimismo em relação ao reaquecimento da economia. “Mesmo em um momento delicado, as expectativas são boas. Precisamos movimentar o setor, possibilitar a troca de informações e contato entre as pessoas. Assim, a realização dos eventos da Semana Internacional da Madeira, incluindo as feiras, devem contribuir para isso. Vale lembrar que este ano será a terceira edição da Expo Madeira & Construção e esperamos que a feira se torne uma vitrine para esse segmento e para os profissionais envolvidos com o tema”, diz Mendes.

O evento – A SIM será realizada entre os dias 19 e 22 de setembro deste ano, em Curitiba (PR). A aposta das associações tem base no sucesso da primeira edição da Semana, organizada pela Malinovski: em 2016, as feiras Lignum Brasil e Expo Madeira & Construção contaram com 71 expositores e mais de 5.100 visitantes, gerando mais de R$ 53 milhões em vendas e prospecções. Mais informações: www.lignumbrasil.com.br.

A Lignum Brasil – Feira de Transformação, Beneficiamento, Preservação, Energia, Biomassa e Uso da Madeira chega à sua segunda edição protagonizando a programação da Semana. A feira, que tem a madeira em seu DNA, foi idealizada e minuciosamente organizada para gerar negócios e difundir um dos mais importantes recursos renováveis de nosso planeta, que está presente em praticamente todos os ambientes em que vivemos: a madeira.

Paralelamente à Lignum Brasil, no Expo Renault Barigui, ocorrerá a 3ª Expo Madeira & Construção. Na última edição, realizada em 2016, as duas feiras reuniram mais de 5 mil visitantes, gerando mais de R$ 53 milhões em vendas e prospecções. Durante a Semana, também ocorrem os já conhecidos eventos técnicos 2º WoodTrade Brazil e 2º Encontro Brasileiro de Energia da Madeira.

Para completar a programação, foram criadas duas novas conferências altamente especializadas: a ProWood, que aborda as tecnologias para transformação e beneficiamento de madeira, e a WoodProtection, com foco em soluções para proteção de madeira. E para fechar a SIM, a APRE (Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal) organiza o 4º Simpósio Madeira & Construção.