Este ano, a Veracel passou a integrar o Conselho de Coordenação do Diálogo Florestal, uma iniciativa independente e de atuação nacional que visa facilitar a interação entre empresas do setor florestal, organizações da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa. O objetivo é a construção de um ambiente e agendas em comum entre os setores.

Os representantes que assumiram este compromisso na Veracel foram Luiz Tapia, gerente de Meio Ambiente e Gestão Integrada, e Virgínia Londe de Camargos, coordenadora de Estratégia Ambiental. “A nossa participação reforça a importância que a empresa dá aos processos de diálogo e transparência”, destaca Virginia. A Veracel tem uma longa história de apoio às atividades do Diálogo Florestal no Brasil. Além do Conselho, a empresa também integra o Fórum Florestal da Bahia.

Com mais de 100 participantes no Brasil, o Diálogo  Florestal existe há 15 anos e promove ações associadas à produção florestal, como a ampliação da escala dos esforços de conservação e a restauração do meio ambiente. Com isso, espera-se gerar benefícios para os participantes do Diálogo e para a sociedade em geral. Sua criação foi inspirada no The Forests Dialogue, que integra o Steering Committee na Universidade de Yale. Este ano, o plano de ação é a restauração florestal.

De acordo com o regimento interno do Diálogo Florestal, todos os anos uma nova empresa entra no Conselho de Coordenação, substituindo a que está lá há mais tempo ou que deseja disponibilizar sua vaga. Assim, a Veracel substitui a Stora Enso, empresa sueco-finlandesa, acionista da própria Veracel.