A Veracel, indústria de celulose localizada no Sul da Bahia, está ampliando a aplicação dos conceitos de indústria 4.0 e digitalização em sua operação. A companhia é uma das pioneiras no país a utilizar inteligência artificial alinhada ao conceito de manutenção prescritiva, para prever possíveis problemas e necessidades de manutenções no maquinário de sua fábrica. O projeto piloto está em execução desde agosto e foi possível através de dados históricos predizer falhas de equipamentos com até 6 semanas de antecedência, falhas estas que poderiam ser evitadas ou melhor planejadas caso a solução já estivesse sido implantada. O projeto já está em implementação e estará em operação em junho. A expectativa é que a tecnologia seja constantemente ampliada, ultrapassando os limites da fábrica e chegando aos equipamentos da área florestal da empresa.

“Durante uma fase de testes que durou cerca de 6 meses, conseguimos validar a solução e comprovar sua eficiência antes mesmo de colocá-la em operação por completo na fábrica”, afirma Washington Lucio Gonçalves, Coordenador de Confiabilidade da companhia, área responsável pelo monitoramento e pela previsão do ciclo de vida de equipamentos, sistemas e suas necessidades de manutenção. “Isso posiciona a Veracel como uma referência de inovação do setor, uma vez que conseguimos aplicar a inteligência artificial para gerar benefícios diretos na qualidade da produção e na estabilidade da operação da empresa, reduzindo custos e gerando ainda mais eficiência para a empresa, com melhorias diretas na disponibilidade e na performance dos equipamentos”, informa ainda o coordenador.

O projeto foi resultado da atuação em conjunto das áreas de Confiabilidade e Tecnologia da Informação da companhia, que uniram esforços para inovar e buscar ganhos de eficiência por meio da tecnologia e estudam o projeto desde 2019. A Veracel também contratou uma empresa especializada na incorporação de inteligência artificial (IA) em ambientes de manufatura industrial, que disponibilizou a ferramenta por meio do software de leitura e cruzamento de dados que está sendo utilizado.

Após a confirmação dos resultados positivos obtidos durante o período de testes, os colaboradores da companhia serão treinados para o uso da ferramenta e, em junho, a tecnologia já deve estar ativa para 13 das principais máquinas da fábrica. “Nossa expectativa é ampliar cada vez mais o escopo da ferramenta para todas as máquinas da planta, além de avaliar a possibilidade de levar a tecnologia para os equipamentos utilizados também nas florestas de eucalipto da empresa”, complementa André Borges, Analista Sênior de Negócios de TI da Veracel e um dos responsáveis pelo projeto na companhia.

E como funciona a tecnologia?

A ferramenta funciona capturando todas as informações e o banco de dados registrados pelos sensores que já estavam disponíveis e sendo capturados nas máquinas da Veracel. A partir dessas informações, dois robôs de inteligência artificial cruzam esses dados com modelos matemáticos e estatísticos, conseguindo informar quando haverá uma falha e qual será o tipo do problema, além de já abrir uma ordem de serviço no sistema da empresa para que a equipe de manutenção corrija a situação antes mesmo esta que venha a ocorrer. Um dos robôs ainda vai além: a ferramenta prevê quando irá acontecer até mesmo uma falha que não havia sido mapeada anteriormente e encaminha a informação para a avaliação do time especializado da companhia. Por usar inteligência artificial, a ferramenta aprende de forma constante e, a cada leitura, renova a precisão dos cálculos e a predição de novas possibilidades de quebra.

“Essa tecnologia nos permitirá gerir as atividades de manutenção da fábrica com muito mais planejamento e previsibilidade”, afirma Washingon Gonçalves. “Com ela, nossos colaboradores se tornarão ainda mais especialistas em suas atividades, uma vez que contarão com uma ferramenta que realiza milhares de cálculos e predições impossíveis para um ser humano, além de trazer informações e estatísticas que permitirão aos nossos times ter uma visão ainda mais estratégica de sua atividade, transformando esse conhecimento em uma ferramenta de apoio importante para a tomada de decisão e melhoria de processos”, complementa o Coordenador.

As informações preditas pela ferramenta também vão gerar dashboards de controle mais precisos e completos, que permitirão aos colaboradores analisar oportunidades de melhorias nos processos da fábrica e na forma com que as máquinas são utilizadas. A ferramenta também compila os dados de forma completamente online, o que permite que os colaboradores especializados e os gestores monitorem as predições mesmo de fora da planta.

“Estamos bastante satisfeitos em termos conseguido dar esse grande passo quanto ao uso de inteligência artificial em nossas operações, ainda mais de forma tão inovadora para o setor de celulose no Brasil”, afirma Borges. “Nosso objetivo é continuar trabalhando nessa frente e unir cada vez mais o conhecimento da empresa com as tecnologias que estão disponíveis no mercado de forma assertiva e que faça diferença para o negócio”, complementa o especialista.