25º Sinpel discute como a liderança humanizada transforma o ambiente de trabalho

Executivos de grandes empresas nacionais e internacionais, além de lideranças sindicais e da indústria, se reúnem nos dias 26 e 27 de setembro, no Hotel Deville, em Salvador, para o 25º Simpósio Intersindical de Negociações Coletivas das Indústrias de Celulose, Papel, Papelão e Artefatos (Sinpel). O objetivo do evento é debater os desafios das indústrias e sindicatos patronais de papel, celulose papelão e artefatos.

Um dos temas a serem discutidos no Sinpel 2019 é “Liderança humanizada: transformando os ambientes de negócios”, que terá palestra ministrada pelo diretor de Recursos Humanos e TI para América do Sul na Kordsa, Luiz França.

“Farei uma trajetória sobre os conceitos de gestão que estão mudando, falarei como anda o ciclo de vida das empresas que mantém o ‘status quo’ e as que buscam a inovação e adaptação em seus modelos de gestão. […] O trabalho deixará de ser o atormentador, que toma as pessoas de suas vidas em função de retornos financeiros, e passará a ser a maior fonte de desenvolvimento humano, que promoverá a abundância para a sociedade em todos os seus papéis”, conta.

De acordo com estudo realizado por mestrandos da USP, em parceria com o Instituto Capitalismo Consciente, os negócios que colocam em prática projetos de bem-estar social têm mais engajamento de todo o corpo de funcionários e fidelidade dos clientes. Essa combinação gera duas vezes mais rentabilidade para a empresa.

Segundo o levantamento, a preocupação com tais aspectos gera mais engajamento dos colaboradores e maior fidelidade dos clientes. Isso é possível porque a liderança humanizada tem o objetivo de valorizar o relacionamento, a interação e o bem-estar de todos em prol da produtividade, além de reter talentos.

“Nas empresas com modelos de gestão conscientes, as pessoas reconhecem o seu papel, sentem o respeito e entendem que podem viver o seu melhor em suas experiências humanas e profissionais. As pessoas, quando estão com engajamento elevado, falam bem de onde elas entregam o melhor de si, sentem que estão vivendo experiências surpreendentes e recomendam aquele ambiente para outras pessoas, e também buscam dedicar o que tem de melhor todos os dias, assumindo o protagonismo”, explica Luiz França.

Conheça a programação do Sinpel no nosso site: www.sinpel.com.br