Sem Categoria

Ambiente Florestal Sustentável

 

Nos dias 08 e 09 de novembro, com treinamento realizado para multiplicadores (programação completa abaixo), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) lançaram o programa ‘Ambiente Florestal Sustentável’. O treinamento foi realizado na sede da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), localizada na Rua Manaus, 337, Bela Vista – Teixeira de Freitas (BA).  Os temas abordados foram: Regulamentação Ambiental (Código Florestal/ CAR/ Cefir); Preservação dos Recursos Hídricos/Pecuária em Áreas de Proteção; Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF)/ Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC); e Prevenção e Controle de Incêndios Florestais.

 

O diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade, explica que este programa é uma ampliação do ‘Programa Fitossanitário de Controle da Lagarta Parda’ (PFCLP), lançado pela ADAB e ABAF no início do ano, visando o monitoramento e controle da lagarta parda no Sul e Extremo Sul da Bahia. Para este programa, além de um amplo programa de comunicação, foi montada e orientada uma equipe de três engenheiros (agrônomos e florestais) que vem trabalhando com uma estrutura formada por veículos, equipamentos audiovisuais e material informativo. Após intenso trabalho em 10 meses, o PFCLP percorreu mais de 60 mil quilômetros, realizou cerca de 90 treinamentos, instruindo e orientando mais de 3 mil produtores rurais de frutas, eucalipto, café, entre outras culturas.

 

O resultado tem sido muito positivo graças às parcerias feitas com o Governo do Estado, através da Seagri e ADAB; Sindicados Rurais da FAEB/Senar; e Prefeituras, através de suas secretarias de agricultura e meio ambiente. Conversando com esses parceiros, pretende-se manter a equipe e estrutura montadas para, de forma experimental – pelo menos – nos próximos três meses, ampliar o programa incluindo três novos temas: Prevenção e Controle de Incêndios Florestais, Controle de Gado nas Áreas de Preservação e Cuidados com os Recursos Hídricos.

 

O treinamento (com vagas limitadas) foi direcionado para multiplicadores: técnicos do programa, da ADAB, das secretarias de agricultura e meio ambiente das prefeituras, dos sindicatos rurais, das associações de produtores de madeira e outras culturas e de instituições parceiras. Além das palestras, também foi confeccionada uma cartilha informativa sobre os temas.

 

Os palestrantes convidados foram: Ana Odália Vieira Sena, do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu; Jânio Gomes Rocha, Assessor do Agronegócio do Banco do Brasil; Benevaldo Nunes, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA); Ivan Dias da Rocha (Ceplac); Élio Muniz, Coordenador de Segurança de Barragens o Geólogo da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS); Epaminondas Junior da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB); Sgto. Jamildo Vilas Boas, do Corpo de Bombeiros de Teixeira de Freitas; Henrique Pires, especialista em Incêndios Florestais; Gleyson Araújo, Presidente da Associação dos Produtores de Eucalipto do Sul e Extremo Sul da Bahia (ASPEX); Guilherme Baquião, da 2Tree Consultoria.

 

 

 

&nbsp