STCP e ABAF discutem sobre o Plano Bahia Florestal 2033

A STCP, através de seu Diretor de Desenvolvimento e Qualidade Rômulo Lisboa e Bruno Matuella, Gerente da Divisão de Meio Ambiente realizaram visita à sede da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) em Salvador (BA). Na oportunidade foram recebidos pelo Diretor Executivo da ABAF, Wilson Andrade, com o objetivo de discutir a evolução do Plano Bahia Florestal 2033, como também sobre o desenvolvimento do Relatório Bahia Florestal 2023 que traz os principais indicadores do setor florestal na Bahia. Tanto o Plano como o Relatório são ferramentas fundamentais e estratégicas para o fortalecimento e estímulo ao desenvolvimento florestal, como destacado por Joésio Siqueira, Vice-Presidente da STCP. Wilson Andrade destacou o envolvimento das instituições estaduais públicas e privadas, no sentido de consolidar o processo de elaboração e execução do Plano. Já o Relatório deverá ser publicado no segundo semestre de 2023.

Lançamento de novo campus do SENAI

A ABAF participou, em 03/07, do lançamento do CIMATEC Mar, iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), destinado ao desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação para a economia azul, com o objetivo de atender às demandas de projetos que necessitam de testes offshore, estudos do oceano, incluindo geofísica, energia, química, biologia e geologia. O CIMATEC Mar, que tem o apoio político-institucional do Governo do Estado e recursos federais, contará com um instituto oceanográfico nacional, capaz de liderar os estudos das ciências do mar no Brasil e complementar a rede mundial de centros congêneres, como o Scripps Institutions of Oceanography, nos EUA, o Southampton Oceanography Centre, no Reino Unido, e o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), em Portugal.

Reunião do Conselho Deliberativo IBÁ

Em 11/07 foi realizada a reunião do Conselho Deliberativo IBÁ, das 8h30 às 10h30, com a seguinte pauta: reflexão sobre re-branding do setor (Adriana Maugeri); papel imune – estratégias de combate ao desvio de finalidade (Rodrigo Davoli); atualizações sobre estabelecimento de mercado regulado de carbono no Brasil (Jose Carlos da Fonseca); e assuntos correntes da agenda Ibá: próximas reunião do CONAMA (Renata Nishio); Sulfuramida (Diego Camelo); Conselho Empresarial Brasil-Japão, FIEMG (Jose Carlos da Fonseca); Viagem a Buenos Aires, reunião com AFCP e visita à Embaixada do Brasil (Jose Carlos da Fonseca); Timber Talks 2023, AMIF (Adriana Maugeri); Audiências no Ministério do Meio Ambiente (PNRS) e no Ministério do Trabalho (trabalho aos sábados e domingos).

Reunião do Conselho de Sustentabilidade (CS/FIEB)

A Reunião do Conselho de Sustentabilidade (CS) da FIEB), realizada em 11/07, das 14h às 17h, contou com a presença de representante da ABAF. A reunião teve como público-alvo os representantes do setor empresarial do Cepram.

Café com a embaixadora

A Embaixadora da Finlândia, Johanna Karanko e o Presidente da FinnCham Brasil, Sergio Chamone, receberam os convidados para “Café com a Embaixadora”, em 11/07, no auditório do consulado da Finlândia em São Paulo/SP. Na pauta o novo governo na Finlândia e a agenda ESG.

Reunião UPB

Em 11/07, o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade, foi recebido por José Henrique Silva Tigre (Quinho), presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e Geraldo Santana, coordenador de administrativo financeiro da instituição. Na pauta, futuros projetos para aproximar as prefeituras do estado ao setor florestal. Na ocasião, Andrade também reforçou as vantagens econômicas, sociais e ambientais do segmento de base florestal.

Segunda edição do workshop de descarbonização dos veículos de cargas pesadas


Em 14/07 foi realizado o workshop “Descarbonização dos veículos de cargas pesadas do setor florestal: desafios e oportunidades”, promovido pela Ibá. Cerca de 80 pessoas simultâneas acompanharam a discussão, que trouxe experiências de fora do setor de árvores cultivadas. Paulo Hartung realizou a abertura do evento que contou com a participação de Ângela Costa, superintendente de derivados de petróleo e biocombustíveis EPE; Marco Aurélio Rangel, presidente da FTP Industrial para América Latina; e Rogério Segala, gerente de Marketing e Produtos da Scania.