Prezados senhores e senhoras,

O ano de 2021 novamente nos trouxe inéditos desafios, mas também muito aprendizado e conquistas graças a orientação dos membros do Conselho Diretor da ABAF e da cooperação que temos com as empresas associadas e demais parceiros no Governo (federal, estadual e municípios), no Legislativo, no setor empresarial, junto a instituições do setor florestal e do agro, ONGs, academia, entre outros.

A cada ano também cresce a influência da ABAF que mantém representações em mais de 40 conselhos e nos mais importantes fóruns ambientais, econômicos e sociais a nível regional, estadual e nacional. Podemos destacar o Conselho Deliberativo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Câmara da Silvicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rede de Biodiversidade e Florestas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura (Mapa), Grupo Gestor Estadual do Plano ABC/Bahia (Seagri), Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia, Conselho de Proteção Ambiental do Estado da Bahia (Cepram), Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh), entre tantos outros. A ABAF também, através do Diretor Executivo, é vice-presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), onde participa do Conselho de Comércio Exterior (Comex), Conselho de Infraestrutura (Coinfra) e Conselho de Sustentabilidade. Também acompanhamos, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a Comissão do Meio Ambiente, Comissão de Agricultura, Frente Parlamentar Ambientalista e Frente Parlamentar do Setor Produtivo.

Procurando contribuir e ser referência também do setor florestal brasileiro, em 2021 a ABAF manteve o objetivo de participar e/ou apoiar a realização de eventos de interesse setorial (este ano foram mais de 70). Também mantivemos nosso canal de comunicação sempre disponível para a imprensa, conquistando espaços em reportagens, artigos e entrevistas em importantes veículos de comunicação, como Bahia Rural (TV Bahia), TV Band, jornais A Tarde, Correio* e revistas como AIBA, ACB, Bahia Economica, Referência Florestal, além de destaques na comunicação de nossos parceiros, como ADAB, Seagri, Sema, Fieb, Faeb, Ibá etc.

Entre os eventos deste ano, destacamos nossa participação direta no webinar “Revolução Digital na Floresta Plantada” (promovido em parceria com a Embaixada da Finlândia, Business Finlândia, Finncham, Nokia, Conectar Agro, Collective Crunch, Ibá, Ponsse e Stora Enso); no ciclo de webinários “Capacitação do Agro” em parceria com o Sistema Faeb/Senar/Sindicatos e Embrapa Florestas; na feira de inovação agropecuária da Bahia e-Agro (uma realização da Faeb e Sebrae); e no Fórum Mundial de Bioeconomia (realizada em Belém do Pará).

Destaque ainda para o “Bahia Florestal – oportunidade para investimentos verdes” que a ABAF realizou no Dia da Árvore (21/09). O evento, que foi transmitido ao vivo pelo canal da Malinovski e contou com 492 pessoas inscritas de 22 estados do Brasil, teve a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), Nelson Leal; de João Leão, vice-governador da Bahia e secretário do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan); e do presidente da Ibá, Paulo Hartung. Na ocasião, lançamos o relatório bienal com dados do setor florestal na Bahia e que é uma ferramenta para o planejamento de atuais e novos investimentos no estado. Acesse: https://www.abaf.org.br/wp-content/uploads/2021/09/Bahia-Florestal_2021.pdf.

Durante o ano, nas reuniões periódicas do Conselho Diretor da ABAF, temos convidado, para compor a primeira parte do encontro, autoridades e parceiros (Governo, academia, associações setoriais etc.) para uma conversa, um momento de troca de experiências e ideias entre os setores envolvidos. O objetivo é a maior aproximação e maior interação em benefício do crescimento e desenvolvimento do nosso estado. Este ano pudemos contar com a presença de Márcia Telles, Diretora Geral do Inema e Secretária de Meio Ambiente. O convite também foi feito para o secretário Marcus Cavalcanti (Seinfra), mas sua participação ficou para 2022.

Acreditamos que neste novo ano poderemos retomar as ações da nossa Agenda Positiva com o Governo do Estado que visa a ampliação dos investimentos do setor. E, para isso, estamos em contato direto principalmente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE) e com o vice-governador da Bahia, João Leão, que, mesmo tendo assumido a Seplan, se comprometeu a permanecer conosco e retomar os trabalhos no início do ano.

Este ano mantivemos nossa parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), através do Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS) que busca promover a diversificação e sustentabilidade das atividades rurais. O trabalho também se dá para a inclusão dos pequenos e médios produtores e processadores de madeira no setor – e seu uso múltiplo – para melhor atender a população, além de gerar emprego e renda.

Após intenso trabalho desde sua criação e até setembro de 2021, o PAFS já percorreu mais de 380 mil quilômetros, realizou 278 treinamentos em 234 comunidades, instruiu e orientou mais de 12 mil estudantes e produtores rurais de frutas, eucalipto, café, entre outras culturas, da região e visitou mais de 1.400 propriedades rurais.

O resultado tem sido muito positivo graças às parcerias feitas com o Governo do Estado, através da Seagri e ADAB; Sindicatos Rurais da FAEB/Senar; Associação de Produtores de Café, Frutas, Pecuária; e Prefeituras, através de suas secretarias de agricultura e meio ambiente. Hoje, o PAFS é citado como modelo de cooperação entre a ADAB e os setores produtivos. Para conhecer: http://www.abaf.org.br/wp-content/uploads/2020/09/Informativo-ABAF_ESPECIAL-PAFS_2020.pdf.

Estamos otimistas com a possível ampliação de atuação do PAFS em 2022, chegando às localidades do Litoral Norte. Também estamos trabalhando para, de acordo com as sugestões das empresas e parceiros, incluir novos temas no programa: combate à caça ilegal e manejo sustentável da apicultura.

Em 2021, a ABAF, representando o setor, fez um trabalho prévio de análise do cenário e condições do sistema de produção apícola em diversas regiões da Bahia. E, atendendo as demandas das empresas associadas, esteve presente na audiência pública “Cadeia Produtiva da Apicultura no Estado – Entraves e Perspectivas” para manter o diálogo e contribuir, ainda mais, com a parceria entre os setores. Foi a primeira vez que o tema esteve em discussão pela Comissão do Meio Ambiente da ALBA, reunindo representantes do Mapa, da SDR, da Adab, Ministério Público, Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Litoral Norte e Agreste Baiano, Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Costa do Descobrimento, Consórcio Intermunicipal do Mosaico de Apas do Baixo Sul, Consórcio Intermunicipal do Semiárido Nordeste II, além de cooperativas de apicultores.

Todas essas atuações nos possibilitam a defesa dos interesses da silvicultura e de nossos associados, além de uma atuação coerente e alinhada com o desenvolvimento sustentável do estado. Assim, procuramos mostrar o setor, suas potencialidades e contribuições ao adequado desenvolvimento do país.

Acreditamos que esse acesso construído com o secretariado de governo, com o vice-governador, poder legislativo, entidades empresariais etc., facilitam o atendimento das demandas que surgem a cada dia. Vamos, juntos, demonstrar que podemos produzir mais diversificando o agro brasileiro de forma sustentável.

Ano novo é tempo de avaliações e planejamento. Por isso a ABAF continua interessada no diálogo permanente com todos os parceiros. Gostaríamos de ouvir sugestões de ações, estudos e providências que possam nos ajudar a melhorar a representatividade setorial.

Desejamos a todos muita saúde e pleno e continuado sucesso!

 

Cordialmente,

Wilson Andrade – Diretor Executivo

ABAF – Associação Baiana das Empresas de Base Florestal

(71) 98801-3000 / wilsonandrade@terra.com.br / abaf.org.br