01.08.22

ABAF é eleita para o biênio 2022-2024 do Conerh

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) foi eleita novamente como suplente (no segmento de Usuários, categoria Agricultura e Irrigação), na Assembleia Deliberativa de Renovação do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh). A assembleia aconteceu no início de julho na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

O CONERH é um importante conselho que possui caráter consultivo, normativo, deliberativo, recursal e de representação para atuar na defesa e proteção dos recursos hídricos. Além disso, o conselho possui como atribuições analisar propostas de alteração de legislação sobre recursos hídricos; estabelecer critérios gerais para outorga do direito de uso dos recursos hídricos estaduais e da cobrança pelo seu uso, inclusive pelo lançamento de efluentes; aprovar os valores a serem cobrados pelo uso dos recursos hídricos, entre outras atividades.

ABAF – A cada ano também cresce a influência da ABAF que mantém representações em mais de 40 conselhos e nos mais importantes fóruns ambientais, econômicos e sociais a nível regional, estadual e nacional. Podemos destacar o Conselho Deliberativo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Câmara da Silvicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rede de Biodiversidade e Florestas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura (Mapa), Grupo Gestor Estadual do Plano ABC/Bahia (Seagri), Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia, Conselho de Proteção Ambiental do Estado da Bahia (Cepram), Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh), entre tantos outros. A ABAF também, através do Diretor Executivo, é vice-presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), onde participa do Conselho de Comércio Exterior (Comex), Conselho de Infraestrutura (Coinfra) e Conselho de Sustentabilidade. Também acompanhamos, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a Comissão do Meio Ambiente, Comissão de Agricultura, Frente Parlamentar Ambientalista e Frente Parlamentar do Setor Produtivo.