26.09.22

ABAF participa de eventos em setembro de 2022

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) participou de diversos eventos no mês de setembro de 2022. Confira:

 

Usuport 18 anos

A Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport) comemorou, na capital baiana, 18 anos em 2/9, juntamente com a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Diretor 2022-2025. O presidente reeleito, Alejandro Tochilovsky, reforçou o compromisso com a competitividade das empresas baianas.

 

IGHB

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), localizado no Centro Histórico de Salvador (BA), realizou comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. Entre os eventos: uma visita guiada, concerto e seminário. Em 5/9 foi realizado um Concerto Lítero-Musical, interpretado pela desembargadora Gardênia Duarte, vice-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, acompanhada pela orquestra da Polícia Militar.

 

Reunião OSID

A reunião do Conselho Superior e da Diretoria Executiva da Associação Comercial da Bahia (ACB), em 9/9, contou com a presença da superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Maria Rita de Sousa Brito Lopes Ponte, que falou sobre a situação e perspectivas da instituição. O objetivo da reunião foi o desenvolvimento de sugestões por parte da ACB – para o setor privado e público – visando a sustentabilidade da OSID.

 

Talk com Leandro Karnal

O portal Alô Alô Bahia promoveu um evento empresarial em 9/9, no Fera Palace Hotel, em Salvador (BA). Na programação, o talk com o historiador Leandro Karnal.

 

Visita Ministro do Meio Ambiente

Em visita ao SENAI CIMATEC, em 12/9, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, esteve reunido com líderes empresariais do setor industrial baiano para falar sobre descarbonização da economia e Hidrogênio Verde. O titular da pasta também conheceu as instalações e alguns dos projetos do centro tecnológico localizado em Salvador (BA). “A Bahia assumiu protagonismo nesta questão do Hidrogênio Verde, com a implantação da fábrica (da Unigel) e logo vocês terão o Mapa (do Hidrogênio Verde), que o CIMATEC está fazendo. O estado tem a oportunidade de atrair a indústria global para cá”, afirmou o ministro.

 

50 anos da ABIMCI

Em uma cerimônia que contou com aproximadamente 300 pessoas e que reuniu associados, ex-presidentes, empresários, autoridades, representantes de diversas entidades nacionais e regionais, assim como empresas e prestadores de serviços parceiros, a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (ABIMCI) realizou em 13/09, na capital paranaense, a comemoração para celebrar os 50 anos de fundação.

 

Semana Internacional da Madeira

O panorama da indústria da madeira e florestal brasileira foi apresentado, em 13/9, na 4ª edição do WoodTrade Brazil. Promovido em parceria pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) e a Malinovski, o evento aconteceu no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba (PR). O evento abriu a programação da Semana Internacional da Madeira (SIM). Nesse período, também foi promovida a Lignum Latin America, feira que apresenta a profissionais do segmento industrial madeireiro e florestal novidades em tecnologia e soluções produtivas.

 

Associações Estaduais

Membros do Comitê das Associações Estaduais se reuniram de forma híbrida em Curitiba (PR) na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná. O Embaixador José Carlos da Fonseca Júnior, diretor executivo da Ibá, fez a abertura da reunião e comentou sobre as principais ações da Ibá em relação às agendas de sustentabilidade e do mercado de carbono. A reunião contou também com a participação de Zaid Ahmad Nasser, presidente da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), que ressaltou a importância das reuniões do Comitê das Associações Estaduais acontecerem em cada estado. A reunião tratou das demandas e expectativas das associações em relação ao Projeto Canopy, que realiza o mapeamento e caracterização de plantios florestais por imagens de satélite em diversos estados brasileiros. Também foi discutido o Plano Nacional de Florestas Plantadas e questões relacionadas ao PL1459/2022 e sobre incêndios florestais.

 

50 anos da FCDL Bahia

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (FCDL Bahia) comemorou, em Salvador (BA), seus 50 anos de atividades. O evento, realizado em 15/9, reuniu empresários e representantes da sociedade baiana. A FCDL Bahia representa a classe lojista no âmbito município, fazendo parte de um sistema integrado e representado pela CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

 

Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza, realizado em 17/9 em Porto Seguro (BA), contou com a participação do Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS), uma parceria da ABAF e ADAB. Uma promoção do Instituto Limpa Brasil, fundado pela empresa Atitude Brasil, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a conscientização do descarte irregular do lixo por meio da realização de projetos integrados que envolvem a sociedade civil, o setor privado e os órgãos do governo.

 

Posse FAEB

O médico veterinário Humberto Miranda, reeleito à presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), e a nova diretoria da Casa tomaram posse para o quadriênio 2022/2026 em 19/9, em Salvador (BA). O evento reuniu entidades do setor produtivo da Bahia e de outros estados brasileiros.

 

Reunião IBÁ

Em 19/9 ocorreu a reunião do Conselho Deliberativo da IBÁ – Indústria Brasileira de Árvores, no formato híbrido, com a pauta: discussão e deliberação sobre a posição a ser adotada pela Ibá na Assembleia Geral do FSC Internacional, a realizar-se no período de 09 a 14 de outubro de 2022, em Bali, na Indonésia.

 

Reunião de coordenação do I EMAB

Em 20/9 foi realizada a primeira reunião de coordenação do I EMAB – Encontro de Meio Ambiente da Bahia. Nesta reunião foram convidadas diversas entidades do setor produtivo baiano para somarem esforços para a realização do I EMAB previsto para ser realizado em Santa Cruz Cabrália (BA), destinado aos Prefeitos e Secretários Municipais de Meio Ambiente do estado visando divulgar e implementar as recomendações técnicas constantes na Carta da Costa do Descobrimento.

 

Conselhos Temáticos FIEB

A reunião do Conselho de Sustentabilidade da FIEB foi realizada em 20/9 com a abertura por Aline Cesna (presidente do CS); Pauta de Defesa de Interesses (por Arlinda Negreiros, gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB); Pauta Nacional de Defesa de Interesse na Área Ambiental (Mário Cardoso, gerente de Recursos Naturais da CNI) e Resultados do Inventário de GEEs na Bahia (Tiago Porto, superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental, Sema).

 

Reunião PAFS

Em 21/09, em Eunápolis (BA), foi realizada a reunião do Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS) com a ABAF e as empresas florestais participantes. O objetivo foi o estabelecimento das metas e orçamento para 2023.

 

Workshop Inova Cacau

A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, junto ao Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA e ao Grupo de Políticas Públicas – GPP da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP, realizaram o Workshop Virtual “Plano Inova Cacau 2030” em 27/9. O evento fez parte dos esforços da CEPLAC/MAPA para a elaboração do Programa de Revitalização da Cacauicultura Brasileira, visando fomentar o desenvolvimento sustentável das regiões produtoras de cacau no Brasil – Plano Inova Cacau 2030.

 

Reunião CEPRAM

Em 23/9 foi realizada a 415ª Reunião do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CETRAM), de forma virtual. Na pauta, o pedido de vistas do Plano de Manejo do Parque Metropolitano de Pituaçu.