01.08.22

ABAF PARTICIPA DO EVENTO “DIÁLOGOS SOBRE SILVICULTURA DO CARBONO” DO IPEF

Em 26 e 27/07, o IPEF (Instituto de Pesquisas Florestais) realizou o evento “Diálogos sobre silvicultura do carbono”, em Piracicaba (SP), para um público que contou com representantes de empresas, estudantes, professores e pesquisadores, entre outros. O diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Wilson Andrade, participou das atividades.

Além das palestras, houve reuniões de grupos de trabalho, constituídos pelos participantes do evento, visando a identificação, análise e descrição das principais oportunidades e desafios do tema em questão, visando a geração de um documento de referência.

Entre as palestras, a do Embaixador José Carlos da Fonseca, diretor executivo da Ibá, abordou o caminho do Brasil e do setor rumo à COP 27. “Tenho tido a oportunidade de dialogar pelo Brasil e no exterior em nome do setor e é possível separar o joio do trigo, com base em muito diálogo e evidências científicas. Apesar dos profundos desafios do Brasil atualmente, como o desmatamento ilegal, conseguimos demonstrar que há modelos sustentáveis e de sucesso, como o setor de árvores cultivadas”.

O Embaixador ainda ressaltou a essencialidade de conectar o trabalho institucional com o conhecimento científico produzido pela academia. “Precisamos integrar melhor o mundo corporativo com o mundo acadêmico. Os estudos científicos nos respaldam até mesmo em conversas em nível internacional”, afirmou o diretor da Ibá. “Um dos desafios setoriais que este debate pode endereçar, aliado a um trabalho de médio e longo prazos, é saber traduzir o modo com que dialogamos também para fora do setor. Temos que redobrar nossos esforços para integrar o trabalho institucional das companhias e do setor com as pesquisas que vêm sendo desenvolvidos na academia”, completou.