“Florestas plantadas como investimentos sustentáveis na Bahia e no Brasil” foi o tema da palestra que o diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Wilson Andrade, apresentou em 27/04, às 19h, no 2º Encontro de Ciência, Tecnologia e Inovação Unijorge. A oportunidade foi compartilhada com o Secretário Municipal de Cidades Sustentáveis, André Fraga.
Para o diretor executivo da ABAF o encontro foi interessante porque se mostrou os dois ângulos de plantios florestais, um comercial e outro urbano. “Ambos tem a preocupação com o meio ambiente, sendo que o setor de florestas plantadas para fins comerciais traz ainda benefícios econômicos, sociais, com geração de dividas e saldo positivo da balança comercial. Já o programa da Prefeitura de Salvador para o plantio de árvores na cidade, pretende melhorar a qualidade do ar e da vida na cidade. Este programa, inclusive, contou com o apoio da ABAF que doou 10 mil mudas de árvores da Mata Atlântica”, completou Andrade.
O evento, promovido pelo Centro Universitário Jorge Amado, teve o objetivo de fomentar o debate acadêmico e contou com o tema “Construindo o futuro: utilização sustentável de recursos”. Durante o evento, os alunos dos cursos de administração, arquitetura e urbanismo, design gráfico e engenharias poderão assistir a palestras, mesas redondas e oficinas ministradas por profissionais de grandes empresas e acadêmicos das áreas afins.
O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado, Manoel Gomes de Mendonça, foi o responsável por conduzir a palestra de abertura do evento, com o tema “Tecnologia e Inovação no Estado da Bahia”. O debate aconteceu no dia 27, às 19h, no auditório Zelia Gattai (Campus Paralela), e foi aberto ao público. Nos dois dias do encontro (26 e 27/04), a programação começou às 9h e seguiu até às 19h com mais de seis mesas-redondas, oito oficinas e 30 palestras. Entre os temas que foram debatidos, estiveram questões atuais como o suporte gráfico para design de games e mídias sociais e programas de monitoramento hídrico e reuso da água. Além disso, os participantes ainda tiveram a oportunidade de conferir stands de empresas parceiras montados no evento, entre elas a Unique Entretenimento Digital, Torch Engenharia, Zoom, Lego, Saga, Placo, Contimassa, Cau, Original Biofibra, TKS, Indeba, SPE e entidades de classe como o CREA-BA, o CREA JR e a ABEQ.