As empresas do setor de árvores cultivadas continuam, direta ou indiretamente, contribuindo com as pessoas em situação de emergência nas cidades atingidas severamente pelas chuvas na Bahia. Estão disponibilizando diversas máquinas para ajudar na abertura de estradas e outras ações, além de fazerem doações de comida, água, roupas, papel higiênico e cobertores, entre outros artigos.
“Da mesma forma que durante a pandemia, com doações diversas, criação de hospitais de campanha e apoio às comunidades e prefeituras, o setor continua mobilizado para minimizar as dificuldades que o povo da Bahia está vivenciando. Voluntariamente, e de forma permanente, o setor investe em diversos projetos socioambientais – que são otimizados quando surgem necessidades. Isso demonstra o compromisso do setor com as pessoas e governos, pois acredita que todos nós devemos estar conscientes das atitudes individuais e coletivas necessárias para minimizar o impacto de crises e seus desdobramentos sociais e econômicos”, informa o diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Wilson Andrade.
A ABAF, juntamente com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), continua apoiando a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) em sua campanha voltada para as empresas industriais (interessados podem doar pelo Banco do Brasil, agência 3429-0, cc. 7002.42-4, CNPJ 15.171.150/0001-35). A Ibá e a ABAF estão incentivando as empresas de todo o Brasil a aderirem a esta campanha. Nacionalmente também apoiam a Central Única de Favelas (CUFA), convidando a todos que quiserem doar (PIX: abraceabahia@cufa.org.br).
A FIEB intensificou a mobilização junto às empresas para arrecadar doações destinadas às centenas de famílias desabrigadas ou desalojadas nas regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste. Na primeira fase da mobilização, em dezembro, foram entregues 4.853 cestas básicas ao Governo do Estado. Mais de 5 mil colchões e 4 mil kits com travesseiros, lençóis e fronhas serão distribuídos na segunda remessa. A mobilização terá, ainda, uma terceira etapa, com a entrega de mais 12 mil cestas básicas para as vítimas dos estragos provocados pela chuva.
A mobilização envolveu também O SESI Nacional e todo o Sistema FIEB, incluindo SESI e SENAI que cederam suas instalações para socorrer os desabrigados e doaram recursos para compra de itens como colchões, cobertores e roupas e papeis sanitários para as famílias desabrigadas. “É um momento difícil para milhares de famílias atingidas pelas enchentes. Como representantes do setor produtivo, temos o dever de ajudar, da forma que pudermos. Conseguimos mobilizar empresas, que fizeram suas doações, e esperamos que cada item doado possa trazer alento para os que estão precisando agora”, afirmou o presidente da FIEB, Ricardo Alban.
Suporte – A Bracell (situada no Litoral Norte), mobilizada para ajudar as vítimas das fortes chuvas que atingiram o Sul da Bahia, disponibilizou os profissionais da Brigada de Incêndio e Segurança Patrimonial para apoiar as comunidades. A equipe ficou à disposição do centro de operações da Defesa Civil, em Ilhéus, com a missão prioritária de realizar o trabalho de resgate de pessoas, retirando-as de áreas de risco. Os profissionais já ajudaram pessoas nas localidades de Itampé, Ibicaraí, Floresta Azul, Itororó e Itapetinga.
A empresa promove ainda uma ação de arrecadação de itens essenciais entre os colaboradores e moradores em sua área de influência para ajudar as famílias. Os postos de arrecadação de alimentos, água, cobertores e roupas estão localizados nas unidades da empresa em Camaçari e em Alagoinhas. As pessoas ainda podem fazer doações ao Instituto Liga do Bem, parceira da Bracell, ou ainda transferir qualquer valor para a entidade, por meio da conta do Banco do Brasil (Agência: 2799-5/ Conta: 33713-7) ou pelo PIX: CNPJ – 35.759.019/0001-09.
Mouana Fonseca, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da empresa, destaca que, “juntos – a Bracell, colaboradores e a população –, podemos fazer muito mais para ajudar as pessoas que sofrem com essa tragédia”.
Corrente do Bem – Empresas e instituições do Sul da Bahia se unem em uma frente de apoio para a população da região fortemente impactada pelas chuvas. A Corrente do Bem é encabeçada pela Veracel Celulose, pela Associação Pró-Desenvolvimento do Sul da Bahia (PRODEN), pela Associação dos Produtores de Eucalipto do Sul e Extremo Sul da Bahia (ASPEX) e pelo Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia e tem como objetivo mobilizar mais empresas que atuam na região para participarem.
A Veracel Celulose, que já havia anunciado a doação de 8 mil cestas básicas, além de apoiar as autoridades dos municípios com máquinas e equipamentos para a recuperação de estradas, anuncia também a compra de 14 toneladas de feijão de cooperativas da agricultura familiar vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). O alimento também será doado para a população da região impactada pelas chuvas por meio das prefeituras municipais.
“É de extrema importância que trabalhemos nesta frente empresarial unida para ajudar nossa região a se recuperar dos impactos que os temporais seguem causando ao Sul da Bahia. A aquisição de 14 toneladas de feijão orgânico produzido por cooperativas de agricultores familiares vinculadas ao MST tem um importante simbolismo, além de reduzir a insegurança alimentar que atinge milhares de famílias no Extremo Sul da Bahia chama a atenção também para a grande relevância da agricultura familiar agroecológica”, destaca Renato Carneiro, diretor de Sustentabilidade e Relações Corporativas da empresa.
As comunidades indígenas do Sul da Bahia também foram muito impactadas pelas chuvas. Em ação integrada entre a Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (FINPAT), o Movimento Indígena da Bahia (MIBA), o Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA) e a Veracel Celulose, sob a coordenação da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), já foram entregues 8 mil cestas básicas para atender as famílias de comunidades indígenas da região.
“Este momento de calamidade impactou de maneira muito profunda as aldeias de nossa região. Por isso, foi muito importante esse trabalho em conjunto para atender esta demanda emergencial. Essa parceria entre movimentos indígenas, lideranças, empresas e a FUNAI foi fundamental para potencializarmos nossa capacidade de ação neste momento tão delicado”, destaca Tiago Ribeiro de Paula, servidor da FUNAI regional Sul da Bahia.
Esforços – A Suzano uniu esforços para dar suporte às comunidades afetadas pela chuva no Sul da Bahia. A companhia liberou R$ 1,1 milhão em recursos para uma série de ações emergenciais para auxiliar a população dos municípios de Alcobaça, Itamaraju, Mucuri, Medeiros Neto, Prado e Teixeira de Freitas. O valor foi utilizado para compra de itens de necessidade básica, como cestas básicas, kits de higiene, colchões e eletrodomésticos.
No total, foram entregues pela empresa 33,6 mil litros de água mineral, 6,7 mil kits de higiene, 3,7 mil cestas básicas e mais de 5 mil fardos de papel higiênico. Também foram doados mais de 240 fogões e 44 geladeiras às vítimas das enchentes na Bahia. A Suzano também disponibilizou máquinas utilizadas em suas operações florestais para apoio às atividades nas áreas impactadas. Ao todo, já são quase 2 mil horas trabalhadas de retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas, caminhões caçamba, caminhões pipa, tratores agrícolas com grade, motoniveladoras e outras para a liberação e limpeza de vias.
A companhia também reativou a sua plataforma Juntos Somos Mais, um fundo filantrópico que busca levantar, por meio do engajamento voluntário e opcional dos(as) colaboradores(as) e prestadores(as) de serviço, recursos que serão doados para a compra de itens de primeira necessidade para as comunidades do Extremo Sul da Bahia do atingidas pelas fortes chuvas. Os recursos serão destinados por meio de instituições que estão focadas no atendimento às pessoas impactadas. A cada doação, o valor é dobrado pela Suzano. O repasse está sob responsabilidade da plataforma Abrace uma Causa, parceira no projeto, com auditoria e supervisão da empresa.
As ações estão alinhadas com um dos direcionadores da companhia, de que só é bom para nós se for bom para o mundo. “Desde o início das fortes chuvas, a Suzano se mobilizou e realizou ações de emergência na região. A empresa intensificou sua atuação nos últimos dias e vai continuar prestando apoio à população afetada. Um dos pilares da Suzano é o relacionamento com a comunidade, e, neste momento difícil, nossa prioridade é o bem-estar das famílias impactadas”, afirma André Brito, gerente de Relações Corporativas da Suzano.