Árvores Plantadas

— O setor

A indústria de base florestal usa a madeira como matéria-prima. A partir da silvicultura, assegura-se uma produção mínima igual ao volume consumido pelos nossos associados. Grandes são os avanços do setor florestal, com os quais a Bahia tem se destacado como grande polo florestal, por suas excelentes condições de clima e solo – que colocam o Estado em uma posição de destaque ante o mercado internacional –, preocupação ambiental e disposição econômica para atrair grandes negócios e proporcionar geração de emprego e renda.

A Bahia destaca-se pela produção de celulose, celulose solúvel, papel, ferro liga, madeira tratada, carvão vegetal e lenha para o processamento de grãos. O relatório Bahia Florestal apresenta a produção e o consumo dos principais produtos de base florestal da Bahia, bem como sua participação no mercado brasileiro. O saldo entre produção e consumo indica que para alguns produtos, a exemplo do papel, móveis, peças e partes de madeira e painéis, existem oportunidades de investimento na Bahia, já que parte do consumo é suprido por empresas de fora do estado.

*Confira outros dados que demonstram a importância econômica, social e ambiental do setor na Bahia no Bahia Florestal (atualizado a cada dois anos e disponível em “Biblioteca – Publicações” neste site).