A Bracell, consciente de seu papel na prevenção e combate ao coronavírus (Covid-19) e ressaltando um dos pilares de sua filosofia de que ‘suas operações devem também ser boas para a comunidade’, realizou a doação de equipamentos e insumos utilizados pelas equipes médicas no tratamento de pacientes com a doença e na limpeza e higienização das unidades de saúde.
A empresa vem contribuindo diretamente com o Governo da Bahia, Polícia Civil e municípios do litoral norte e agreste, áreas de atuação da empresa. No dia 17 de abril, foram entregues ao Estado quatro respiradores mecânicos e 50 mil máscaras faciais. As doações se somam a outras realizadas há duas semanas, pela Bracell, que incluíram protetores faciais, máscaras, kits de higiene e equipamentos de proteção individual, além do apoio na compra de respiradores doados pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
Para Per Lindblom, vice-presidente executivo da Bracell, o setor de papel e celulose possui uma missão fundamental não apenas pela importância dos produtos no combate à pandemia, mas também por iniciativas direcionadas a quem ocupa a linha de frente no tratamento de pacientes. “A nossa responsabilidade ganha novas proporções neste momento, uma vez que cuidamos da saúde e da segurança de pessoas em todas as etapas de nossas operações em todo o País. Esses equipamentos e materiais que estamos doando ajudarão no tratamento da Covid-19 e, com certeza, irão salvar vidas nas regiões onde atuamos”, afirmou.
Esse momento exige união e colaboração de todos para prevenir e combater o coronavírus, ajudando a salvar vidas. Por isso, a Bracell reitera seu compromisso com as comunidades regionais, além de intensificar as medidas de saúde e segurança adotadas com todos os seus colaboradores.
Ações internas
Desde março, a Bracell toma medidas preventivas em suas operações, em linha com todos os protocolos dos governos estaduais e federal. Seus profissionais identificados como “grupos de risco” foram temporaroamente afastados e o número de colaboradores presentes em ônibus e áreas de convivência, como os refeitórios, foi reduzido para menos da metade. Além disso, foram instalados pontos de álcool em gel e termômetros para verificação de temperatura antes do embarque de passageiros em ônibus e nas entradas das unidades, de forma a manter o funcionamento e, principalmente, a segurança das fábricas e atividades florestais.
A empresa também disponibilizou uma ampla série de iniciativas para promover a tranquilidade, o bem-estar e o apoio psicológico de seus colaboradores. As ações abrangem acolhimento emocional com psicólogos, um pacote de vídeos produzidos por especialistas em bem-estar físico e mental com atividades como relaxamento, yoga e alongamento, além de dicas de cursos online e desenvolvimento pessoal.
A companhia monitora o status da pandemia e trabalha diariamente para equilibrar a produção com o máximo de segurança para toda a sociedade. O setor de papel e celulose é essencial nesse momento, pois mantém a população abastecida com produtos de primeira necessidade, como papéis de uso higiênico e medicinal e cartões para embalagens utilizadas para transportar alimentos, equipamentos e produtos em geral, além de insumos para máscaras cirúrgicas, cápsulas e medicamentos.
Principais medidas
Reforço na higienização de suas instalações, como recepções, mesas, salas, banheiros, refeitórios, máquinas, equipamentos, veículos de frota e caminhões que trabalham em suas unidades.
Revezamento de equipes: alternando o trabalho dos profissionais em casa e na empresa, reduzindo o número de pessoas em suas áreas internas. Mudamos também o horário de trabalho das equipes de turno e da manutenção, visando a reduzir o número de pessoas nas instalações da Bracell. E todas as pessoas que acessam as unidades têm sua temperatura corporal aferida pelos agentes de portaria com termômetros eletrônicos.
Visitas externas foram suspensas, bem como a realização de viagens nacionais e internacionais a trabalho. Nem mesmo o deslocamento entre as áreas florestais e industriais está autorizado. Também foram cancelados eventos internos, treinamentos e reuniões estão sendo realizadas preferencialmente por videoconferências. Quando presenciais, estas acontecem com poucas pessoas e com os participantes mantendo distância segura entre si.
Os refeitórios da empresa foram reconfigurados, reduzindo o número de assentos para aumentar a distância entre os usuários, ampliando os horários de funcionamento, demarcando os limites de aproximação nas filas. Além disso, a Bracell alterou o regime self servisse para entrega das bandejas com talheres e pratos já servidos, evitando o contato manual dos usuários com utensílios como pegadores e conchas.
Para o transporte, em parceria com as empresas que utilizam o pool de ônibus, diminuiu o número de passageiros nestes veículos, que passaram a ser higienizados após o término de cada viagem. O mesmo procedimento está sendo adotado com as vans que transportam as equipes de campo. Além disso, foram disponibilizados kits de higienização nos veículos próprios, módulos de colheita e máquinas florestais.