producao

Há 156 anos, foi inaugurada a primeira secretaria de governo do Brasil voltada para coordenação e controle da produção agrícola. Foi somente em 1930, contudo, que o Brasil passou a ter um Ministério da Agricultura. Em 1960, Juscelino Kubitschek aproveitou o centenário da pasta para instituir o dia do agricultor como todo dia 28 de julho.

“O Mapa e o agricultor são indissociáveis, e cada um cumpre um papel essencial para a sociedade e a economia do País. Neste dia, saudamos os nossos produtores e os servidores do ministério, sem os quais o País não seria esta potência agrícola que é hoje”, diz o ministro interino Eumar Novacki.

Ao longo dessas mais de 15 décadas, a parceria entre o Mapa e os agricultores contribuiu para garantir alimentos na mesa dos brasileiros e excedentes para exportação. Segundo lembra Novacki, a cadeia produtiva do agronegócio no País “representa 46,2% das exportações totais do Brasil e 21,5% dos Produto Interno Bruto (PIB)”.

Novacki destaca o “incentivo à atividade agrícola por meio do estabelecimento e revisão de normas legais, da manutenção e ampliação de mercado, do financiamento à produção, do estímulo à pesquisa e à inovação tecnológica, da garantia da sanidade animal e vegetal e da colaboração à organização das cadeias produtivas”.

(Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Agricultura)