Com a doação de mais de 1,2 mil mudas de árvores nativas, num esforço conjunto representando o setor de florestas plantadas, a Caetá Ambiental, a Ferbasa e a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) estão apoiando o evento em comemoração ao Dia da Árvore que a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) promove no próximo dia 21/09 no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador (Avenida Paralela).

Na ocasião, às 9h30, um plantio simbólico dá início à distribuição às 1.720 de mudas pelo terreno, o que deve durar alguns dias. Participam do evento o Secretário da Agricultura da Bahia, Lucas Costa; demais representantes do Governo do Estado, da Ferbasa, Luiz Garcez (Caetá) e Wilson Andrade (ABAF). Também participam dessa iniciativa a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), a SLC Agrícola e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

A Ferbasa doou 1 mil mudas de Ingá, Ipê Branco, Ipê Bege, Ipê Roxo, Murici, Frade, Massaranduba e Imbiruçu. As demais (220) foram doadas pela Caetá/ABAF: Pau Pombo, Ingá de Praia, Aroeira, Embaúba, Palmeira Imperial, Palmeira Vetchia, Palmeira Rabo de Peixe, Palmeira Açai, Palmeira Leque, Pata de Vaca, Oiti do Sertão, Goiabeira do Campo, Genipapeiro, Aroeira de Praia, Amendoeira, Felicius, Ipê Amarelo e Ipê Rosa. A AIBA conseguiu outras 500 mudas, sendo que 300 foram doadas pela SLC Agrícola e outras 200 pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

O Secretário de Agricultura da Bahia diz que “a utilização consciente dos recursos naturais é de suma importância para toda a humanidade e o campo tem essa responsabilidade de realizar uma produção com sustentabilidade Lucas Costa também destaca que “esse plantio simboliza o trabalho contínuo da SEAGRI para motivar os produtores a preservarem o meio ambiente e a produzir com sustentabilidade”.

“Estamos apoiando esta iniciativa porque queremos contribuir ainda mais com o Parque de Exposições de Salvador, onde sempre participamos como expositor da Fenagro, desde a primeira edição. É também uma forma de retribuir a atenção especial dedicada ao setor florestal pelo Secretário Lucas Costa. Além disso, faz parte da nossa visão apoiar ações que tenham a ver com o meio ambiente, com a sustentabilidade e com a multiplicação de árvores. As ações da ABAF estão muito voltadas para as regiões rurais, o que é muito bom porque descentraliza o desenvolvimento, a geração de emprego etc. Mas, mais uma vez, temos a oportunidade de contribuir para o reflorestamento gradual, e que esperamos que seja continuado, em Salvador. A preservação faz parte do nosso negócio. As empresas do setor preservam quase 500 mil hectares de matas nativas no interior do estado e essa é uma ótima iniciativa para contribuirmos em Salvador”, informou o diretor-executivo da ABAF, Wilson Andrade. A ABAF também costuma apoiar ou realizar diretamente plantios de mudas como forma de fazer a compensação ambiental de eventos.

 

“A iniciativa de plantar mudas de árvores no Parque de Exposições é uma grande oportunidade de realizarmos nossa missão em deixar o mundo mais verde. Nós da Caetá respeitamos a vida, as pessoas e o meio ambiente, por isso não medimos esforços quando o assunto é plantar árvores. Agradeço a ABAF e a Seagri pela oportunidade em participar desse grande projeto”, declarou Luiz Garcez.

 

O Parque de Exposições é uma enorme área multiuso, com espaço para estacionamento, exposição e venda de animais, stands, escritórios e shows. Toda a área possui árvores, mas essa presença será agora ainda maior. Alessandra Chaves, diretora de Meio Ambiente e Irrigação da AIBA, destaca o caráter de cooperação que move o projeto. “Esta parceria demonstra a importância da condução de trabalhos em conjunto. Os ipês trarão mais vida aos diversos ambientes do parque, uma vez que as suas flores trazem beleza e são atrativas para diversos animais, harmonizando, assim, a paisagem do local, que é referência em eventos agropecuários e culturais”.