Alunos das escolas municipais de Vila Portela, em Ibirapuã (BA), estão participando do projeto de educação ambiental “Meio Ambiente e Sustentabilidade” promovido pela Caravelas Florestal em parceria com o Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS) que a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) mantém na região desde 2016, com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).
“No final de 2018 a Caravelas Florestal recebeu um ofício das escolas de Vila Portela solicitando material e mão de obra para cercar uma pequena área ao redor de uma nascente que compõem a Bacia do Rio do Pato na cidade de Ibirapuã, com o objetivo de proteger a nascente e conscientizar os alunos quanto à importância da preservação dos recursos hídricos. Resolvemos colaborar, sabendo da importância deste trabalho e da responsabilidade da Caravelas Florestal perante às questões socioambientais da região”, contou Felipe Augusto Sidorowski, da Caravelas Florestal.
De acordo com a diretora Sara Vieira da Cruz, a Escola Municipal Maria José de Lima Silveira e o Grupo Escolar Djalma Bessa já trabalham os temas do meio ambiente e sustentabilidade em suas atividades escolares com as crianças e adolescentes (aproximadamente 184 alunos envolvidos de 3 a 15 anos de idade), mas um projeto como este é um ótimo reforço.
Os objetivos do projeto são: consolidação de um programa socioambiental envolvendo a iniciativa pública (escolas, município e estado), a iniciativa privada (Caravelas Florestal S.A.) e a comunidade de Vila Portela; educação ambiental dos alunos e da comunidade de Vila Portela; recuperação de nascente com o isolamento da Área de Preservação Permanente e reflorestamento gradual com árvores nativas.
O projeto teve início em maio deste ano com reuniões entre a empresa, a equipe do PAFS e a escola, seguidas de uma visita à nascente. Já em julho (08/07), o programa promoveu a palestra “Poluição, Consumo Consciente e Coleta Seletiva de Resíduos” para 155 participantes, entre alunos e professores. Em agosto (14/08), foi realizada a palestra “Preservação dos Recursos Hídricos” para 155 participantes, entre alunos e professores; além da instalação da cerca ao redor da Área de Preservação Permanente (mão de obra e material de responsabilidade da Caravelas Florestal). Já em setembro (20/09) o projeto levou a palestra “Produtos e Benefícios da Floresta” para 158 alunos e professores.
Em setembro também foi definido o local do primeiro lote de plantio de nativas, foi feita a limpeza da área, preparo e adubação das covas e a aquisição de 100 mudas doadas ao PAFS pelo Programa Arboretum. Em 20/09 o projeto fez o plantio de árvores nativas na nascente do rio, seguida de palestra “Produtos e Benefícios das Florestas”. No local será instalada uma placa com os parceiros: Escolas Municipais de Vila Portela, Caravelas Florestal S.A., PAFS/ABAF, ADAB, Programa Arboretum, Ministério Público da Bahia (Promotorias Ambientais), Prefeitura de Ibirapuã (BA) e Secretaria Municipal de Educação Esporte e Cultura.
“É de grande importância passar para as nossas crianças esta valiosa informação de quão importante é a preservação do meio ambiente, para que desde cedo elas entendam que é fundamental a sua participação, ainda que seja com pequenas ações. Este projeto iniciado na escola, com alunos, professores e funcionários, também envolverá os pais e certamente integrará toda a comunidade de Vila Portela, com o objetivo de preservação do meio ambiente. O PAFS não pode ficar fora de ações como esta. Temos que somar”, declarou o coordenador do programa, Paulo Andrade.
Esta é mais uma iniciativa de conscientização e mobilização da comunidade promovida pelo PAFS – programa que a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) mantém no Sul e Extremo Sul da Bahia desde 2016, com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).