As florestas plantadas no Brasil se estendem, atualmente, por cerca de 7 milhões de hectares, em sua grande maioria compostas de pinus e eucalipto. Sua produção é destinada à indústria de papel e celulose, carvão vegetal, madeira serrada, produtos de madeira sólida e madeira processada, além da borracha. No domingo, 17/07, foi comemorado o Dia de Proteção às Florestas e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e as federações de agricultura e pecuária prestaram homenagem a todos os produtores que cultivam e preservam as florestas brasileiras por meio de manejo correto e sustentável. Além de pinus e eucalipto, espécies como seringueira, acácia, paricá, teca, araucária e pópulus também estão entre as mais cultivadas.
O estado de Minas Gerais lidera em área plantada, contando com 1,49 milhão de hectares, seguido por São Paulo, com 1,18 milhão, Paraná, 817.000, Bahia 616.000 e Santa Catarina com 645.000 hectares. Juntos, estes estados abrangem 72% da superfície nacional de florestas plantadas. Atualmente, o País é um dos maiores produtores de floresta plantada no mundo e em 4º lugar no ranking mundial dos produtores de celulose. Em 2014, a produção brasileira de celulose totalizou 16,4 milhões de toneladas. Para aumento dos plantios, ampliação e construção de fábricas, até 2020, estima-se investimentos de R$ 53 bilhões, segundo a Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ).
Benefícios: Sistemas
reabilitadas e usadas racionalmente por meio de práticas agroflorestais, agregando valor à propriedade”, conclui. Para acessar o original desta matéria clique aqui. Fonte: transcrição, com editoração, de matéria publicada sexta-feira, 15/07, no portal DBO (www.portaldbo.com.br).