19.05.16

Diretor da ABAF é indicado ao Troféu Madeira 2016

Foto Wilson Andrade_ABAF_m

Reconhecer profissionais de envergadura para o fortalecimento do setor florestal brasileiro. Este é o objetivo do ‘Troféu Madeira 2016’ que, entre seus indicados – na categoria Executivo Destaque –, está o diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Wilson Andrade. Entre as iniciativas da ABAF, coordenadas por Andrade, no fortalecimento e consolidação do setor de base florestal, o Programa Mais Árvores Bahia está em sintonia com o tema central do Madeira 2016: “a produção de madeira para uso múltiplo e a competitividade do setor de base florestal no mercado internacional”.

O Programa Mais Árvores Bahia é uma iniciativa da ABAF, em parceria com uma série de entidades ligadas à agricultura, indústria e à qualificação de mão de obra. Busca incentivar o produtor rural a investir no plantio e manejo de florestas para uso múltiplo com tecnologia aplicada. Também pretende contribuir para a inclusão dos pequenos e médios produtores e processadores de madeira para uso múltiplo, visando o atendimento da demanda por móveis, peças e partes de madeira na Bahia – hoje atendida, na sua maior parte, por outros estados brasileiros.

Além desse programa (lançado em 2015), há 11 anos a ABAF vem ajudando a consolidar o setor de base florestal na Bahia, estimulando a interação das empresas com os diversos setores, como o novo setor de energia e o abrangente segmento da madeira para uso múltiplo. O fortalecimento da ABAF é feito através do reforço conjunto com as suas associadas e das regionais que atuam em casa polo de produção de madeira no estado. A ABAF também comemora a crescente representação em mais 30 fóruns estaduais, nacionais que ajudam a discutir e a formular políticas públicas para o setor, através dos temas de meio ambiente, logística, política, plano nacional de florestas, incentivos fiscais, nos acordos internacionais, entre outros.

A indicação inicial pelo nome de Wilson Andrade veio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). De acordo com a Secretária Executiva da Câmara de Silvicultura da CNA, Camila Braga, o diretor executivo da ABAF tem se destacado no setor florestal, além de ser parceiro da CNA na Bahia, através do Programa Mais Árvores Bahia. “Nas reuniões em que participamos, Wilson sempre contribui com opiniões favoráveis ao produtor e à cadeia produtiva do setor. Ele está sempre muito bem informado e atualizado sobre os assuntos do setor e do mercado, sempre tem alguma experiência para acrescentar, está sempre disponível e cheio de energia”, informou.

Economista com vasta experiência na área de relações internacionais, comércio exterior e agronegócio, Wilson Andrade tem presidido várias entidades setoriais no Brasil e exterior. Há 5 anos tem se dedicado ao setor florestal, na diretoria da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), a qual participa de 30 diferentes fóruns estaduais e nacionais, onde ocorre uma constante troca de informações e experiências que contribuem para o desenvolvimento sustentável das atividades florestais.

Com a realização do Madeira 2016, o Instituto BESC de Humanidades e Economia espera reunir os principais atores desse setor em torno do debate de ideias e a realização de ações em benefício do desenvolvimento permanente desse segmento industrial. Espera também contribuir com as políticas de investimento público-privado que se destinam à produção e inserção de nossos produtos florestais no mercado internacional. O escrutínio público para a escolha dos vencedores será entre os dias 2 e 30 de maio através do endereço www.congressomadeira.com.br/2016. A entrega do Troféu será no dia 16 de junho, durante a solenidade de abertura do Madeira 2016, em Palmas (TO). A iniciativa faz parte do 8º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia, a ser realizado em 16 e 17 junho de 2016, em Palmas, no Tocantins.

Para votar: http://www.congressomadeira.com.br/2016/trofeu-madeira/