Com o objetivo de discutir oportunidades de parcerias para ações convergentes na geração de emprego, qualificação profissional e de empreendedorismo social, a diretoria da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e representantes das indústrias do setor visitaram a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), na manhã desta quarta-feira (22). O grupo foi recebido pelo titular da pasta, o secretário Davidson Magalhães e assessores.

Segundo a ABAF, o setor florestal tem 700 mil hectares de plantações florestais na Bahia e 400 mil hectares de floresta nativa destinados à preservação ambiental, em quatro pólos regionais do Estado: Sul e Extremo Sul, Sudoeste, Oeste e Litoral Norte. De acordo com a Associação, as empresas geram renda, de forma direta e indireta, para 222,7 mil pessoas no Estado.

“Nosso objetivo é nos aproximarmos e encontrarmos oportunidades para que iniciativas empresariais e de governo, que não precisam e não devem ser antagônicas, sejam sinérgicas para atuarmos em benefício das comunidades”, disse Pedro Cardoso, assessor de Relações Institucionais da Bahia Florestal.

O diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade, destacou o impacto do setor na economia nacional e regional. O Produto Interno Bruto (PIB) florestal-industrial alcançou R$ 14,32 bilhões em 2020, representando uma contribuição de 5% no total do PIB estadual.

Wilson destacou também as várias ações de integração e promoção de sustentabilidade das atividades rurais de comunidades empreendedoras e assentamentos sustentáveis e ressaltou o comprometimento das empresas com a questão ambiental. “Nossa meta, já atingida por algumas empresas do setor, é para cada hectare de produção termos um hectare de mata nativa preservada”.

O secretário Davidson Magalhães apresentou os principais projetos da Setre que podem dialogar com iniciativas das empresas a exemplo das ações de intermediação de mão de obra; projetos de qualificação profissional como o Programa Qualifica Bahia; as ações na área da Economia Solidária por meio dos Centros Públicos da Econômica Solidária (Cesol), além de ações de qualificação para fortalecimento da marca Artesanato da Bahia.

Na oportunidade, o gestor da Setre lembrou que durante a implantação das empresas eólicas no Estado, a Secretaria promoveu a qualificação profissional de trabalhadores para atuação no setor. Ao apresentar os principais eixos da ação da Setre, o secretário destacou como passo fundamental conhecer as demandas do setor florestal com mapeamento por região. “A partir daí podemos avançar em políticas assertivas definindo ações conjuntas para gerar empregabilidade, renda e sustentabilidade”.

Além da direção executiva da ABAF e da assessoria de relações institucionais da Bahia Florestal, participaram da reunião o diretor da Bracell, Guilherme Araújo; o gerente de Relações com Investidores da Ferbasa, Carlos Temporal; a consultora de Relações Corporativas da Suzano, Joice Barreto, e o diretor da Bahia Florestal, Filipe Paranhos.  Por parte da Setre participaram o coordenador da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), Marcos Andrade; o assessor de gabinete, Herivelto Macedo, e o coordenador de Assistência Técnica e Inclusão Socioprodutiva, Efson Lima.

 

Fonte: Ascom/Setre