Dois grupos produtivos de comunidades quilombolas apoiados pela Bracell, no Território Litoral Norte e Agreste da Bahia, participaram da 13ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que aconteceu até 18/12, no Parque Costa Azul, em Salvador. Eles fazem parte das associações dos Agricultores Familiares do Mato Limpo, na comunidade de mesmo nome, no município de Araçás, e dos Jovens Remanescentes Quilombolas da Bahia – Ajarquiba, pertencente à comunidade Piaçava, em Esplanada.

Durante o evento, os produtores expuseram e comercializaram as Delícias do Mato Limpo, que são biscoitos artesanais, e as Delícias do Quilombo (Ajarquiba), compostas por doces, biscoitos e molhos de pimenta. A feira, que teve início na última quarta-feira, 14, reuniu mais de 2 mil produtos inovadores e sustentáveis de 209 empreendimentos de agricultura familiar.

Representantes de outros grupos apoiados pela Bracell também participaram de mesas temáticas, compartilhando experiências com produtores de toda a Bahia. Integraram esta caravana representantes da comunidade quilombola Cangula (Alagoinhas), que desenvolvem sabonetes medicinais por meio do projeto Farmácia Verde, e das associações de Produtores do Povoado de Prata e Região e de Agricultores Familiares Mãos Unidas do Imbé e Região, além de membros da Cooperativa de Trabalho das Costureiras de Inhambupe e Região (Coopecir) e da comunidade Cachoeira do Ninízio.

Milena Oliveira, analista de Responsabilidade Social da Bracell na Bahia, destaca que os agricultores familiares que participaram da feira são contemplados pelo projeto Fomento a Negócios de Impacto, desenvolvido pela empresa em parceria técnica com a Lelis Consultoria. “A partir dessa iniciativa, apoiamos 10 grupos produtivos do território em várias frentes: desde a qualificação da atividade produtiva, passando pela regularização e assessoria contábil da associação ou do grupo, o fomento à participação em editais públicos para ampliação dos negócios, até o planejamento e execução de estratégias de marketing e comercialização de produtos”, afirma.

Ela acrescenta que o trabalho tem como premissa central o aspecto formativo. “Só por meio do investimento na formação dessas lideranças e integrantes dos grupos, podemos contribuir efetivamente para a sua autonomia”, explica.

Bracell

A empresa é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. www.bracell.com.