iba2O International Council of Forest and Paper Associations (ICFPA) lançou nesta quinta-feira, 25/11, sua declaração sobre mudança climática, antes da Conferência das Partes das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP21) que será realizada em Paris, França, a partir do dia 30.

A declaração apresenta contribuições da indústria de base florestal mundial para a mitigação das mudanças climáticas globais e apela aos governos a reconhecerem essas contribuições. A declaração completa está disponível no endereço: http://www.icfpa.org/uploads/Modules/Publications/icfpa-climate-change.pdf.

O ICFPA irá detalhar os esforços feitos pelo setor de produtos florestais em um evento da COP21 – “A avaliação da transparência e ambição no uso da terra e o setor florestal”, a ser realizado no Pavilhão EU no dia 1º de dezembro às 14h30. Este evento será patrocinado pelo ICFPA e pelo EU Joint Research Centre.

“A indústria de base florestal tem um papel fundamental em ajudar a mitigar a mudança climática. A economia de baixo carbono precisa considerar o setor florestal como um agente de contribuição para as soluções do clima”, afirma a Presidente do ICFPA e Presidente Executiva da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Elizabeth de Carvalhaes. “Com esta declaração de políticas, queremos instigar os governos nacionais a reconhecerem e promoverem todas as contribuições positivas que as florestas e produtos florestais oferecem no combate contra a mudança climática.”

O setor fez contribuições importantes para mitigar a mudança climática. Além da remoção dos gases do efeito estufa (GEE) e estoques de carbono nos produtos, os membros do ICFPA conseguiram uma redução importante na intensidade da emissão dos GEE: 5% desde o ano de referência 2010-2011 e 17% desde o ano de referência 2004-2005, conforme evidencia o Sustainability Progress Report 2015 do ICFPA (com dados de 2013).

A declaração faz um apelo aos governos e às partes da COP a reconhecerem atividades de gestão sustentável de florestas e reflorestamento por suas contribuições ao esforço global pelo clima, assim como reconhecimento pelos esforços e realizações do setor de produtos florestais na mitigação da mudança climática, inclusive a neutralidade de carbono de biomassa colhida de florestas geridas de forma sustentável e a necessidade de fornecer mecanismos baseados no mercado capazes de valorizar ações de mitigação para incentivar a potencial contribuição do setor.

A declaração do ICFPA é a mais recente de uma série de declarações de políticas assinadas pelas associações membro. Todas as declarações de políticas do ICFPA estão disponíveis no site da entidade. O ICFPA atua como um fórum global de diálogo, coordenação e cooperação. Juntos, os membros do ICFPA representam mais de 90% da produção global de papel e mais da metade da produção global de madeira. Para mais informações, acesse icfpa.org.

SOBRE A IBÁ

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 61 empresas e nove entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas – painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa -, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais. Saiba mais em www.iba.org.