INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O “VI CONGRESSO BRASILEIRO DE REFLORESTAMENTO AMBIENTAL – VI CBRA”

Estão abertas as inscrições para o “VI Congresso Brasileiro de Reflorestamento Ambiental – VI CBRA” que a Associação Baiana de Empresas de Base Florestal (ABAF), o Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (CEDAGRO/ES) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizam de 03 a 05 de agosto de 2022, de forma on line e presencial (em Salvador/BA). O tema central do evento – que pretende reunir 200 pessoas no auditório da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB) – será “Potencialização Florestal – Tecnologias, estratégias e experiências para uma restauração florestal sustentável”. Inscrições e informações: http://reflorestamentoambiental.com.br/.

O congresso já conta com o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA/BA), da FIEB, da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), do Sindicato das Indústrias de Fibras Vegetais no Estado da Bahia (Sindifibras), do Sindicato das Indústrias do Papel, Celulose, Papelão, Pasta de Madeira Para Papel e Artefatos de Papel e Papelão no Estado da Bahia (Sindpacel), do Sindicato da Indústria do Mobiliário do Estado da Bahia (Moveba), do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem no Estado da Bahia (Sindifite) e do Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Marcenarias e Serrarias da Bahia (Sindiscam).

O CBRA é um dos mais importantes fóruns de inovação tecnológica, atualização e intercâmbio técnico e empresarial que integra os diversos agentes de desenvolvimento e meio ambiente que atuam na área florestal e ambiental. Em sua sexta edição, pretende apresentar, debater e encaminhar propostas e soluções para os principais desafios que afetam o setor de reflorestamento ambiental, focando na geração de renda com florestas ambientais e nas estratégias para ampliação da cobertura florestal. De uma forma geral, serão abordados os cuidados ambientais, sociais e a viabilidade econômica das restaurações florestais.

“As florestas ambientais dos diversos biomas brasileiros constituem-se num patrimônio inestimável sob o ponto de vista ecológico, social, econômico e cultural e a sua preservação, conservação e uso sustentável é de suma importância. Espera-se que este congresso traga informações que tragam alternativas viáveis para alguns pontos de estrangulamento da cadeia produtiva da restauração florestal e assim contribuir para o aumento da cobertura florestal natural dos diferentes biomas brasileiros”, explica Gilmar Dadalto, presidente do Cedagro.

“Em um cenário futuro desafiador, as florestas plantadas estão ganhando um novo status. Da garantia de suprimento de matéria-prima para todos os usos da madeira – atuais e potenciais – a uma nova economia de baixo carbono, a solução passa pelas florestas plantadas. Para isso, precisamos trabalhar na ampliação de mecanismos que incentivem o consumo de produtos florestais: desde o papel e a madeira, até combustíveis mais limpos, como a biomassa, e produtos químicos e farmacêuticos retirados das árvores”, informa Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF.

Participarão as indústrias dos setores que utilizam madeira em seus processos produtivos, além de empresários ligados ao setor florestal, produtores rurais e florestais, entidades ambientalistas, secretários municipais de agricultura e meio ambiente, estudantes, profissionais liberais e todos os outros agentes de desenvolvimento e meio ambiente que atuam na área florestal e ambiental.