Jaguatirica e outros animais são soltos na RPPN Lontra

Parece até uma pequena onça. E estava arredia, como se fosse um animal maior do que é, antes de ser reinserida à vida selvagem, em maio deste ano. Ainda dentro de uma caixa de madeira levada pela equipe de Segurança Patrimonial da Bracell Bahia até o coração da floresta, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, a jaguatirica (Leopardus pardalis) ronronava criando expectativa na equipe quanto ao seu comportamento quando o recipiente fosse aberto e ela, finalmente, pudesse viver de novo em liberdade.

Mas o receio se transformou em satisfação e o felino foi inserido com tranquilidade ao novo lar, como afirma o biólogo Igor Macedo, especialista em meio ambiente da Bracell. Ele conta ainda que a jaguatirica foi resgatada na região da cidade de Valença, gravemente ferida, com dificuldade até mesmo para se manter de pé. Após reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), ela reconquistou habilidades de caça, voltou a andar normalmente e foi devolvida à natureza pesando 9 kg – dois a mais do que quando chegou.

No mesmo dia, além do felino, também ganharam um novo lar 10 jiboias (Boa constrictor), cinco sariguês-de-orelha-branca (Diselphis albiventris), três jararacas (Botrhops sp.), dois iguanas (Iguana iguana), duas cascavéis (Crotalus durissus), uma boipeva (Xenodon sp.), uma sucuri (Eunectes murinus), uma cobra d’água (Erytrolamprus miliaris) e uma coruja murucututu (Pulsatrix Perspicillata). Os animais também foram recuperados no Cetas e transferidos para a RPPN Lontra por técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

A reserva ambiental da Bracell, localizada nos municípios de Entre Rios e Itanagra, na Bahia, é cadastrada como Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas), por sua extensão – 1.377 hectares – e condições de sobrevivência das espécies, em harmonia com outras centenas já existentes no local. A operação teve o apoio das equipes de Meio Ambiente e Certificações, Segurança Patrimonial e Comunicação da Bracell, que faz parte do grupo RGE, que gerencia empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais.

Sobre a RGE

A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 20 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com