A New Holland, marca mundial de desenvolvimento de tecnologia para o campo, e a Suzano Papel e Celulose, uma das maiores produtoras globais de celulose de eucalipto, acabam de anunciar uma parceria no setor florestal. O objetivo das empresas é de contribuir para o processo de primarização da silvicultura, realizada pela Suzano em sua unidade em Mucuri, na Bahia.

De acordo com Flávio Mazetto, gerente Comercial da região Sudeste da New Holland, ao fornecer 45 tratores de alto padrão, já adaptados para atividades no campo, a marca reforça a meta de alavancar ainda mais sua presença em um segmento que considera promissor. “Temos a certeza de que a Suzano escolheu o que há de melhor no mercado, e que os tratores da New Holland irão trabalhar com força, resistência e baixo consumo”.

Para Jansen Fernandes, gerente de Silvicultura da unidade de Mucuri, a parceria é estratégica para a Suzano, principalmente por estar alinhada com os objetivos de competitividade estrutural da companhia. “Com máquinas mais modernas, vamos aprimorar nossa atividade de silvicultura e mecanizar boa parte dos procedimentos no campo. Com isso, conseguiremos reduzir custos e direcionar recursos em iniciativas que priorizem a inovação”, afirma.

Processo rigoroso

Para fechar a parceria, a New Holland e a Suzano Papel e Celulose analisaram critérios como durabilidade, consumo, conforto ao operador e custo/benefício das máquinas. Os tratores escolhidos foram 19 modelos TL 75 cabinado, 24 unidades do TL 95 cabinado e dois T6.120. As entregas começarão a partir deste mês e serão concluídas até agosto.

“Hoje as negociações envolvendo máquinas agrícolas estão muito minuciosas tecnicamente e vão além do simples relacionamento entre clientes e concessionários, o que reforça a importância da confiança na concessionários no momento da compra”, destaca Leonardo Pianna, sócio-diretor da PME/Grupo Pianna, representante New Holland.

Segundo Pianna, o processo de concorrência teve como premissas o critério capex, que leva em conta o investimento realizado, o custo/benefício, a qualidade do equipamento e o conforto para o operador; e o critério opex, que diz respeito ao custo operacional da máquina estimando um período de cinco anos ou 4,8 mil horas de atividades, além da análise do consumo, confiabilidade e disponibilidade.

Melhores soluções

As máquinas da linha TL foram projetadas para garantir versatilidade e simplicidade operacional. O trator oferece a tradicional tomada de força de 540 rpm sincronizada com a roda, e a transmissão Synchro Command 12 x 4 e 12 x 12, que permite uma combinação perfeita entre velocidade, torque e potência em qualquer atividade.

O sistema do TL tem um leque de alternativas de transmissão, seja para tarefas que exijam força, velocidades altas ou ainda velocidades muito reduzidas, a 300 metros por hora (transmissão 20 x 12). Além disso, o sistema hidráulico desse trator é de alta precisão e confiabilidade, pois possui uma bomba exclusiva para o sistema hidráulico. Os estabilizadores são resistentes, duráveis, simples e de fácil ajuste.

Para aumentar o rendimento no campo, o modelo tem o exclusivo sistema Lift-o-Matic para controle dos implementos. Apertando apenas um botão, o operador pode levantar e baixar o implemento para uma altura previamente selecionada. Assim, nas manobras, o ritmo do trabalho é mantido, sem necessidade de interrupções para ajustes de posição.

Já os tratores da linha T6 apresentam a melhor relação peso/potência e o maior torque da categoria, o que permite ótima operação de implementos com economia de combustível. O trator conta com três opções de transmissão: 8 x 8 com reversor mecânico; e 8 x 8 e 16 x 8, ambas com reversor hidráulico e Hi-Lo.

O modelo cabinado garante espaço, ergonomia, design e visibilidade ao operador, além do farol cat eyes. Outra vantagem é que o T6 permite o acesso facilitado a todos os pontos de manutenção. A linha ainda possui tomada de força de 540 rpm com engate macio, terceiro ponto e barra de tração superdimensionados para qualquer implemento do mercado.