Alcançar metas de sustentabilidade requer o comprometimento de todos, seja no campo ou na cidade, sendo imprescindível a execução de campanhas que visam sensibilizar a todos sobre o seu papel neste processo. Acreditando nestes valores, o Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS) – uma parceria da ABAF e ADAB – segue contribuindo com a campanha “Proteger Mеiо Ambiente é Compromisso de Todos” da Veracel Celulose.

Em 09/11, Ernandes Ferreira, engenheiro florestal do PAFS, esteve com Alex Santana, uma das lideranças da equipe de inteligência patrimonial Veracel, em visita à Fazenda Ilha das Pombas em Belmonte (BA), propriedade de Samuel de Souza Cavalcante Reis. Samuel, que tem formação em agronomia e já ocupou o cargo de Secretário de Meio Ambiente em Porto Seguro (BA), recebeu o kit da campanha que contém material educativo e os contatos da Rede de Percepção de Fogo da Veracel Celulose. Ele parabenizou a iniciativa da empresa, salientando que em sua propriedade não se praticam queimadas em nenhuma hipótese, e que espera que num futuro breve, esta e outras boas práticas ambientais estejam presentes na consciência de todos os produtores e trabalhadores rurais.

As altas temperaturas, clima seco e a ausência de chuvas tem favorecido o aumento das ocorrências de incêndios florestais em vários biomas brasileiros, assim como temos presenciado na região do Extremo Sul baiano e no Território da Costa do Descobrimento. 

Por esse motivo a campanha da Veracel Celulose, “Proteger o Meio Ambiente é Compromisso de Todos”, tem enfatizado este tema junto aos produtores rurais e em 14/11, o PAFS participou da visita à fazenda Lagoa Dourada. O gerente da propriedade, Marcos Queiroz, conheceu as orientações abordadas pela campanha e recebeu os brindes com os contatos da Rede de Percepção de Fogo, instrumento fundamental criado pela empresa para detecção e controle de focos de incêndios florestais.

Nas ocasiões, as equipes também reforçam a campanha “Floresta em fogo é problema de todos nós” que a Associação Baiana de Empresas de Base Florestal (ABAF) lançou para contribuir com os demais esforços – das empresas associadas e instituições públicas – na prevenção e combate aos incêndios florestais no estado. A campanha apresenta os danos causados pelo fogo sem controle, os cuidados a serem tomados, além de informar o que se deve fazer em caso de ocorrências.

Esta é uma iniciativa da ABAF que conta com o apoio de diversas instituições, como Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Federação da Agricultura da Bahia (Faeb), Associação dos Produtores Irrigantes da Bahia (Aiba) e Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) que lidera o “Programa Bahia Sem Fogo” (BSF) e o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia.