Parcerias do setor florestal no enfrentamento da covid 19

Como forma de cooperar para o enfrentamento da pandemia do coronavírus e seus efeitos na região, a Suzano e a Veracel Celulose, em parceria, lançaram um conjunto de ações que incluem a montagem de um hospital de campanha na cidade de Teixeira de Freitas (BA), que contará com 20 leitos de UTI. A iniciativa inclui a doação de 20 respiradores, fixos e móveis, e toda a estrutura física que será construída contígua ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. A manutenção da unidade será realizada pelo Governo do Estado. Já a Bracell Bahia entregou quatro respiradores mecânicos e 50 mil máscaras faciais ao Governo do Estado em 17/04. Em paralelo, as empresas têm empreendido todos os esforços para seguir operando, com foco na segurança e saúde de seus colaboradores, e dessa forma garantir o abastecimento de produtos no mercado.

“É uma honra para a Suzano poder ser parceira do Governo em um momento como este, prezando pela saúde e bem-estar da população do extremo sul da Bahia, que será assistida – em casos suspeitos de COVID-19 – por este hospital”, reforça a Head de Relações e Gestão Legal da Suzano, Mariana Lisbôa.

As empresas doaram, no total, 35 respiradores para o território baiano (27 para o Governo do Estado e 8 para a Prefeitura Municipal de Salvador), 80 mil máscaras hospitalares importadas da China e distribuirão 83 mil litros de álcool 70% glicerinado em diversos municípios do estado. O produto, essencial para este momento, será direcionado aos hospitais e instituições, tais como Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

“A Veracel está comprometida desde o início com a luta contra os efeitos da pandemia e com o apoio às comunidades da nossa região, a Costa do Descobrimento”, afirma Andreas Birmoser, CEO da companhia. “Por isso, é um grande orgulho estar nesta parceria. O novo hospital terá uma UTI dedicada ao tratamento de pessoas que possam vir a contrair a Covid-19 e necessitar de atendimento de maior complexidade, salvar vidas e trazer mais segurança à população de todo o extremo sul da Bahia”.

Na avaliação do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a solidariedade do empresariado brasileiro é fundamental neste momento. “A rede de relacionamento, logística e recursos financeiros do setor privado auxilia estados e prefeituras de sobremaneira. Estes respiradores serão usados em casos graves de contaminação pelo novo coronavírus, em especial no Extremo Sul da Bahia”, afirma Vilas-Boas.

“O setor florestal na Bahia, responsável pela produção e processamento de madeira para papel, celulose, entre outros, gera 200 mil empregos no estado. Temos construído uma importante agenda positiva. Essa doação da Suzano e Veracel reforça o compromisso do segmento, não apenas com o desenvolvimento econômico, mas com o bem estar do povo baiano”, destaca o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico.

“Estamos enfrentando uma situação inédita como sociedade moderna e sabemos que a disponibilidade de respiradores e equipamentos de proteção é fundamental para salvar a vida de milhares de brasileiros. Por isso, devemos unir forças para vencer essa batalha contra o COVID-19”, afirma o presidente da Suzano, Walter Schalka.

Ao todo, a empresa destinará 159 respiradores e 1 milhão de máscaras hospitalares importados para o Governo Federal e sete estados da Federação (São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará e Paraná). A distribuição está sendo realizada em conjunto com os governos e inclui regiões onde a companhia atua, levando em consideração a identificação de necessidade de cada estado e município e a estratégia de combate ao COVID-19 estabelecida pelas autoridades de saúde.

Adicionalmente aos ventiladores pulmonares e máscaras importados da China, a Suzano também integra um grupo de empresas que viabilizará a ampliação de capacidade de produção de respiradores no Brasil. A iniciativa prevê a entrega ao Governo Federal de 6,5 mil respiradores até agosto de 2020 e conta com recursos financeiros da Suzano, além de expertise e profissionais da empresa.

Desde o final de março, a companhia também já realizou a doação de papéis higiênicos, guardanapos e fraldas de fabricação própria para diversos estados brasileiros. Somente na Bahia, foram doados 1.604 fardos de papel higiênico aos municípios de Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Teixeira de Freitas, além da capital Salvador.

Veracel – Como forma de cooperar para o enfrentamento da pandemia do coronavírus e seus efeitos na comunidades da Costa do Descobrimento, a Veracel Celulose está implementando um conjunto integrado de ações com diversas frentes de atividades. A empresa está organizando iniciativas coletivas de apoio às comunidades locais, em parceria com outras empresas, autoridades, universidades, movimentos populares e organizações sociais. As medidas fazem parte do cuidado da companhia com a região onde atua. O objetivo é estender o auxílio ao máximo possível de comunidades vulneráveis, considerando uma avaliação minuciosa quanto às suas necessidades específicas para esse momento de emergência. Assim, as iniciativas estão sendo planejadas dentro desse foco, com o apoio de parceiros e de líderes comunitários e em comum acordo com os mesmos.

Bracell – A Bracell Bahia entregou quatro respiradores mecânicos e 50 mil máscaras faciais ao Governo do Estado em 17/04. O encontro virtual contou com a participação dos secretários estaduais da Saúde e do Planejamento, Fábio Vilas-Boas e Walter Pinheiro, respectivamente, além do diretor-geral da Bracell Bahia, Guilherme Araújo. Os prefeitos de Alagoinhas, Joaquim Neto, de Catu, Geranilson Dantas, e Esplanada, Francisco da Cruz, também estiveram presentes.

 
“Esta doação fortalece ainda mais a força-tarefa que estamos coordenando em toda a Bahia, em várias frentes, no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Tanto os respiradores mecânicos, cada vez mais disputados no mundo inteiro, quanto às máscaras, são indispensáveis para esta guerra que estamos travando contra o coronavírus. São iniciativas como estas que demonstram que estamos unidos, numa ampla rede de solidariedade, com o envolvimento da sociedade e das empresas para salvar vidas”, destacou Walter Pinheiro.

 
Já Fábio Vilas-Boas destacou que o grande gargalo enfrentado é o fornecimento de respiradores e ressaltou a importância do equipamento. “Esses quatro respiradores vão ser muito importantes nesses municípios. Muito obrigado em nome do povo da Bahia”, agradeceu.

 
O diretor Guilherme Araújo salientou que a doação dos equipamentos segue a visão da empresa de que a produção de celulose solúvel deve ser benéfica também para a comunidade. “Fizemos todos os esforços necessários para trazer esses respiradores, e, para nós, é um orgulho e muito bom ouvir que estamos contribuindo no combate ao coronavírus”, afirmou.

 
O prefeito de Alagoinhas informou que, no próximo dia 29/4, será inaugurado no município “um centro de referência de atendimento a pacientes com a Covid-19. Serão 13 leitos. É muito importante para nós termos essa retaguarda, pois somos referência para outros 18 municípios da região. Esse gesto da Bracell pode ser feito por outras empresas”. Já o prefeito de Catu agradeceu “essa participação da Bracell, pois é importante quando o empresário também se envolve nos problemas do estado”. O prefeito de Esplanada completou: “Estamos juntos para vencer esse coronavírus”.

 
A Bracell já havia doado há duas semanas ao Governo da Bahia, para municípios do Litoral Norte e Agreste e à Polícia Civil, com o intuito de contribuir para o combate ao novo coronavírus. Ao Estado foram doados, protetores faciais, água sanitária, panos e pares de luvas. Aos municípios, foram entregues máscaras e kit de higiene e EPIs. A Polícia Civil baiana recebeu pares de luvas.