Temas relevantes são deliberados pelo Conselho de Administração do PCTSul

Em 26/04, integrantes do Conselho de Administração do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul), reuniram no Centro de Inovação do Cacau (CIC), localizado na UESC, para deliberar sobre temas importantes: andamento do Plano de Ação do PCTSul; convite a Federação  das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) para participar do Conselho de Administração do PCTSul; declaração de Utilidade Pública do PCTSul e formatação do plano estrutural do parque.

A reunião foi conduzida pelo Presidente do Conselho de Administração do PCTSul, Antonio Zugaib (CEPLAC/MAPA) e contou com a participação de: Luciano Veiga  (AMURC); Ricardo Kalid (UFSB); Acácia Pinho  (SECTI – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação); Ricardo Gomes (Instituto Arapiaú); Luana Campinho Rêgo (UFSB); Josefina Fontes (UESC); Wilson Andrade (Diretor Executivo da Associação Baiana das Empresas  de Base Florestal) e Daniel Carlos Oliveira (que tomou posse no Conselho de Administração do PCTSul após ser eleito como novo diretor do IFBaiano).

Antonio Zugaib fez a apresentação do Plano de Ação do PCTSul e demais pontos da pauta, destacando o decreto lei nº 3.936 de 10/04/2018, assinado pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, declarando a Utilidade Pública do PCTSul. Ação que contou com o apoio da Câmara de Vereadores daquele município. “Estamos buscando o melhor de cada organismo, para juntos, atrair recursos e investimentos visando desenvolver o PCTSul e em consequência impulsionar o crescimento econômico que resulte em benefícios para toda a Região”, declarou.

Zugaib informou também sobre o contato que manteve com os representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), onde ficou acordado que convidaria aquela entidade para integrar o Conselho de Administração do PCTSul. O convite feito pelo presidente do Conselho de Administração do PCTSul ocorreu durante reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB ocorrida na sexta-feira dia 27 no SENAI.

Na reunião o representante da AMURC disse que “é importante a região ter as presenças das principais instituições reunidas em um conselho para discutir o desenvolvimento da região sul da Bahia. Nesse compartilhamento de conhecimentos e troca de informações e ações é que faz com que haja desenvolvimento sustentável”.

Em sua participação, o Diretor Executivo da ABAF, Wilson Andrade, ressaltou a importância das ações desenvolvidas pelo PCTSul que surgiu, segundo ele, “de uma iniciativa de organismos e lideranças locais que buscam o desenvolvimento  integrado e sustentável da região  através das suas cadeias produtivas. Essa integração é muito positiva e sem dúvida nenhuma vai trazer frutos  para  todos que dependem fundamentalmente de renda e emprego, e do desenvolvimento industrial da região  em todas as suas áreas”.

Andrade destacou a necessidade de buscar oportunidades de crescimento. “É isso que nós estamos fazendo aqui. Vamos precisar muito do parque nesse nosso processo da ABAF, ele chegou na hora certa. E para que ele se desenvolva, não adianta apenas torcer, tem que trabalhar bastante para que isso aconteça, principalmente com a participação da CEPLAC que é um órgão que tem muita credibilidade na nossa região cacaueira. Portanto, todos estão de parabéns com essa importante parceria.”

Fonte: Assessoria de Comunicação da CEPLAC/MAPA – Bahia